Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

terça-feira, 30 de março de 2010

Jovem paranaense diz que Desafio Sebrae é "inteligente e instigante"

Notícias

Membro da Som Brasil, primeira equipe inscrita no jogo em 2010, o estudante Diego da Silva Jordão vê na competição a oportunidade de troca de experiências com seus companheiros de competição

Regina Mamede

Divulgação

Equipe Som Brasil é a primeira inscrita no país para o Desafio

Brasília -
Diego da Silva Jordão não quis correr riscos e cinco minutos antes da liberação do site do Desafio Sebrae já estava de plantão diante do computador. A persistência compensou. Às 12:03, ele confirmou a presença da equipe Som Brasil, a primeira a fazer inscrição em todo o país.

“A gente queria começar em primeiro para terminar em primeiro”, brinca o estudante do 2º ano do curso de Administração de Empresas da faculdade Alvorada, de Maringá (PR), que classifica o jogo virtual que estimula o empreendedorismo como “muito inteligente e instigante”.

Diego está bastante animado com a experiência de trocar informação com os colegas de curso Taísa Carla Henrique, Lílian Justino, Valteir Galdino da Nóbrega e Markus Vinícius Pavani.

Em 2010, Diego participou de uma equipe com estudantes de Direito. “Ficamos em nono lugar na repescagem estadual e reconheço que erramos muito, principalmente, por não investir em ações de marketing, o que dificultou a sobrevivência do negócio. Mas aprendi muito e estou ansioso para participar e colocar o nosso conhecimento em prática”, afirma ele, que, no futuro, planeja abrir uma empresa no ramo de alimentação.

Presença maciça nas universidades com equipes de promotores, divulgação pelo rádio, envio de e-mails para os estudantes que já participaram, distribuição de brindes como camisetas, canetas e blocos de anotação. O Paraná definiu uma série de ações para atrair atenção ao Desafio Sebrae. Com isso lidera o ranking nacional com 2,5 mil inscrições até o momento, contra 1.778 de São Paulo, que ocupa o segundo lugar. A meta do estado é conseguir a participação de pelo menos 20,77 mil estudantes.

Cultura do Desafio

Na avaliação do coordenador do Desafio Sebrae no Paraná, André Luís Rossi, a cultura do Desafio Sebrae já faz parte do cotidiano dos universitários do estado. O jogo é visto como um caminho promissor e gratificante e representa uma nova possibilidade de realização profissional ao mostrar aos estudantes a possibilidade de comandar o próprio negócio.

“Os universitários sempre nos procuram para saber quando a disputa começa. Eles ficam ansiosos pela chance de comandar uma empresa. Este interesse se reflete no número de inscrições. Estamos sempre entre os primeiros na quantidade de participantes e na colocação geral do jogo. Agora só nos falta ter uma equipe como vencedora”, afirma Rossi.

Na edição de 2010, os estudantes têm o desafio de administrar uma empresa de instrumentos musicais. As inscrições podem ser feitas no endereço www.desafio.sebrae.com.br até o dia 15 de abril.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 2107-9110 e 2107-9104
www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

quinta-feira, 25 de março de 2010

Brasil vence Desafio Sebrae Internacional

Notícias

Com a conquista pela equipe capixaba Peridilare, também ganhadora da etapa nacional, país leva o título pela terceira vez consecutiva

Regina Xeyla, enviada da ASN

Sandra Moraes

Equipe Peridilare festeja vitória no Desafio Sebrae Internacional

Rio de Janeiro –
O Brasil é pela terceira vez consecutiva – a quarta na história da competição – vencedor do Desafio Sebrae Internacional. A equipe Peridilare, formada por estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, da Universidade Federal do Espírito Santo, levou o primeiro lugar. Os segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com as equipes Costelos, do Equador, e a Santa Maria, do Chilee. O resultado foi divulgado na noite de quarta-feira (24), no Museu Histórico Nacional, no centro do Rio de Janeiro.

O business game na versão internacional reuniu este ano oito equipes do Brasil, Uruguai, Peru, Equador, Colômbia, Chile, Paraguai e Argentina. Na segunda-feira (22) e terça-feira (23), os estudantes tiveram a missão de administrar uma empresa de brinquedos artesanais. Foram feitas 12 rodadas de decisões, com pontuações acumulativas, sendo as últimas com maior peso. No final, os brasileiros acumularam 95,86 pontos, os equatorianos, 85,06 pontos, e os chilenos, 82,1.

“Nossa caminhada não foi fácil. Passamos dias e madrugadas trabalhando no jogo. Hoje veio a recompensa de todo o esforço. A estratégia utilizada por nós foi a mesma aplicada na edição nacional do Desafio. Mantivemos nossos pés no chão e tentamos prever o que os nossos concorrentes poderiam fazer”, disse Breno Stutz Xavier, integrante da equipe brasileira. Segundo ele, umas das grandes dificuldades foi a questão do idioma, fator que, ao mesmo tempo, proporcionou momentos prazerosos de intercâmbio. “Muchas gracias, hermanos! (muito obrigado, irmãos!)”, assim Breno finalizou sua fala.

O estudante da equipe do Equador, Juan Carlos Lopez, avalia o jogo e dá dicas para quem quer experimentá-lo. “Os participantes precisam ter informações de mercado, estar por dentro de questões financeiras da empresa e conhecer bem seus concorrentes. Valeu muito a experiência”, comemorou.

Na avaliação de Diego Varela Montenegro, da equipe do Chile, o jogo foi difícil. “Concorremos com estudantes de alto nível de conhecimento. O Desafio Sebrae vem crescendo, a cada ano, não só em termos quantitativos como também na qualidade dos concorrentes”, ressaltou.

O Sebrae e parceiros promovem o jogo fora do país desde 2002. Em 2009, mais de 130 mil estudantes universitários se inscreveram para o Desafio Sebrae no Brasil. No exterior, houve a presença de 18 mil pessoas. Com isso, quase 150 mil jovens sul-americanos ingressaram na competição este ano. No Paraguai, inscreveram-se 1.373 e na Argentina, 3.786. Em 2010, o Sebrae estabeleceu como meta junto a seus parceiros nos demais países a inscrição de 29 mil pessoas no Desafio Internacional.

O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, ressaltou que o Desafio Sebrae é uma chance de construir redes globais. “É a oportunidade de integração entre jovens de diferentes países. São os jovens, com suas ansiedades, inquietudes e energia, aliados ao empreendedorismo, que poderão desenvolver a América do Sul”.

Segundo o presidente do Sebrae, as micro e pequenas empresas geram a maior parte dos empregos no país. Okamotto assinalou que esses segmentos dão oportunidades para o primeiro emprego dos jovens, para as mulheres e aos idosos. “O papel do Sebrae é tornar essas empresas cada vez mais competitivas”. Para isso, conforme o presidente, a instituição conta com mais de 2,7 mil parcerias e recursos de R$ 2 bilhões.

O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, exemplificou o potencial dos jovens, afirmando que 25% das novas empresas abertas no Brasil são tocadas por pessoas entre 18 e 24 anos. “O dado demonstra que a energia da juventude está sendo canalizada ao empreendedorismo”, e complementou: “O futuro está sendo construído hoje. São esses jovens que vão estar à frente das empresas e negócios do país. Por isso, daqui alguns anos, a América Latina será mais desenvolvida e integrada”.

Edição 2010 - De acordo com Paulo Okamotto o Desafio Sebrae Internacional edição 2010 contará com a entrada do Panamá. “A expectativa é receber 29 mil inscrições, frente as 18 mil de 2009, um aumento de 62%”, disse na quarta-feira (24) durante coletiva de imprensa. Na edição nacional de 2010 a expectativa é que 135 mil universitários participem do jogo, cujas inscrições estão abertas desde o dia 10 de março e se encerram em 15 de abril.

O tema do Desafio Sebrae em 2010 é administrar uma fábrica de instrumentos musicais. As inscrições devem ser feitas no site www.desafio.sebrae.com.br. “O Desafio Sebrae 2010 está mais moderno funcional, interativo e em 3D”, contou Okamotto. Das cinco fases, as três primeiras são jogadas na internet. A semifinal e final serão presenciais e acontecerão no final do ano em Recife (PE).

Serviço:

Agência Sebrae de Notícias – (61) 2107- 9104/9106/9110
www.agenciasebrae.com.br

Site do Desafio Sebrae: www.desafio.sebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

quarta-feira, 24 de março de 2010

Contador terá programa internacional para envio de relatórios

Notícias

O Instituto Internacional de XBRL aprovou o uso do programa taxonomia XBRL (na sigla em inglês: Extensible Business Reporting Language) no Brasil. A tecnologia, criada por um contador americano em 1998, permite a automação do processo de divulgação de envio e recepção de relatórios contábeis de pequenas, médias ou grandes empresas.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade financeira? Assine gratuitamente a nossa newsletter diária e receba os destaques em sua caixa de e-mail.

Por meio do programa, as informações contidas nos relatórios são convertidas à Tecnologia XBRL, sem que haja alteração no conteúdo enviado aos órgãos reguladores. Além de ser compatível com qualquer sistema. As informações são do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Para saber mais sobre contabilidade e controladoria, visite o espaço de Marco Antonio Papini, Expert do FinancialWeb

O presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, está otimista quanto a agilidade no processo de implantação, que será coordenado pela Câmara Técnica. Há dois anos, o CFC e o professor Edson Luiz Riccio, coordenador do Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (TECSI) da USP, já vêm trabalhando na implementação do XBRL. Com a validação, o Brasil já tem autorização para iniciar o seu próprio processo.

De acordo com Carneiro, a linguagem padrão do XBRL é uma Tecnologia irreversível para os relatórios contábeis e financeiros no mundo. "A intenção, a partir de agora, é definir, por meio de um grupo de trabalho estratégico, as ações a serem desenvolvidas neste ano e também a participação de novos parceiros no processo", afirmou Carneiro, em comunicado. Neste ano, o CFC pretende apoiar um evento sobre o tema a ser realizado em São Paulo. Além disso, o Conselho participará, em abril, do Congresso Mundial do XBRL em Roma, onde reivindicará que o Brasil seja a próxima sede do evento em 2012.

Fonte: Financial Web

Vencedores do Desafio Sebrae Internacional serão conhecidos nesta quarta (24)

Notícias

Encerrou nesta terça-feira (23) a 6ª edição da versão internacional do business game; a equipe vencedora será conhecida nesta quarta-feira (24), às 19h, no Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio

Regina Xeyla, enviada especial da ASN

Sandra Moraes

Equipes que participam da final do jogo Desafio Sebrae Internacional

Rio de Janeiro
- Tomar a decisão certa no momento certo. Esse é o grande desafio de um bom empreendedor. Desafio este enfrentado por equipes de oitos países, desde segunda-feira (22) até hoje às 16 horas, quando terminou a 6ª edição do Desafio Sebrae Internacional, realizada no Rio de Janeiro.

Por dois dias, estudantes do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai administraram uma empresa do setor de brinquedos artesanais. A equipe vencedora será conhecida nesta quarta-feira (24), às 19h, no Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio.

Investir em marketing, compra de material, reduzir o preço dos produtos no mercado? Esses questionamentos deixaram a equipe Upc807, da Colômbia, atordoada, conta Diego Fernando Zamalloa.

“Tivemos muitas dúvidas na hora de tomar as decisões, como por exemplo, investir na área de recursos humanos ou investir em marketing. Realmente o Desafio Sebrae nos passou várias noções de como se deve administrar uma empresa. O Desafio Sebrae representa para nós mais do que um jogo. O importante é que o que aprendemos aqui são ensinamentos que vão ficar para toda nossa vida”, contou o estudante.

Para a equipe que representa o Brasil, a Peridilare, do Espírito Santo, participar da edição internacional do Desafio Sebrae foi uma experiência completamente diferente da versão nacional. “O aspecto do idioma, já que todas as outras equipes falam espanhol, foi um fator positivo pela questão do intercâmbio cultural que foi possível fazermos, mas ao mesmo tempo foi difícil, porque nenhum integrante da nossa equipe fala espanhol", conta Breno Stutz Xavier.

Segundo o brasileiro, ao longo do jogo a equipe teve momentos de dúvidas para tomar determinada decisão: "Não podíamos prever como o mercado responderia as nossas ações". Mas Breno garantiu que "trabalhamos para gastar o menos possível e ganhar o máximo possível”.

Diego Varela Montenegro, da equipe Santa Maria, do Chile, conta que “a princípio foi muito difícil definir a medida que deveríamos tomar; logo no primeiro dia cometemos um erro que nos custou muito dinheiro e comprometeu o resto do jogo”, lamenta o universitário chileno. Na opinião do jovem, o Brasil será a equipe vencedora. “O Brasil será o grande vencedor desta edição”, aposta.

O primeiro dia de jogo também foi encarado como o mais difícil para a equipe Kanban, da Argentina. “O início foi complicado. Mas o importante é que o jogo nos proporcionou um grande aprendizado, tanto de experiência para administrar uma empresa quanto de conhecimento para nosso dia a dia. Pudemos aliar a teoria da faculdade com a prática do jogo. Tomar decisões em conjunto foi o mais difícil. Estamos confiantes de ganhar o jogo. Esperamos pelo melhor. É uma questão de atitude positiva”, disse um dos integrantes da equipe, Agustín Cortes.

Para César Tarquino Martinez, da Costelos, do Equador, a experiência levou a equipe a experimentar uma situação muito próxima da realidade de uma empresa frente ao mercado. “Durante o jogo foram sendo criadas diferentes situações, tornando o jogo, a cada momento, mais difícil e competitivo. Nunca sabíamos como o mercado iria se comportar diante de uma decisão nossa. Falhamos na questão da produção, mas foi um erro que não nos tira a experança de ganhar”, afirmou.

Desafio Sebrae 2010

O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, concede entrevista coletiva nesta quarta-feira (25), às 16 horas, no Hotel Golden Tulip Regent (Avenida Atlântica, 3.716, Copacabana) no Rio de Janeiro, sobre as estratégias e novidades para a 11ª edição do Desafio Sebrae, um business game voltado exclusivamente para universitários em duas versões: nacional e internacional.

Os universitários que quiserem participar da competição em 2010 já podem se inscrever pelo site www.desafio.sebrae.com.br. Nessa próxima edição, o tema será uma fábrfica de instrumentos musicais. As inscrições seguem até 15 de abril.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 2107- 9104/9106/9110
www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

terça-feira, 23 de março de 2010

Contabilidade volta a pregar peças nos investidores

Notícias

Por Jennifer Hughes, Financial Times, de Londres

Em 18 de março de 2008, Erin Callan, diretora financeira do Lehman Brothers, disse em uma teleconferência que o banco estava "tentando dar ao grupo [que a ouvia] uma grande dose de transparência sobre as demonstrações financeiras", fornecendo mais detalhes. Os analistas na linha até a agradeceram por isso.

Mas o que Callan não disse a eles é que o Lehman tinha transferido US$ 49 bilhões de seu balanço do trimestre, usando uma manobra que chamada "Repo 105". Isso foi feito para ajudar a baixar a alavancagem - ou a proporção de ativos sobre patrimônio líquido - informada pelo banco, exatamente a redução que ela estava divulgando aos analistas.

Essa e outras manobras semelhantes vieram à tona no relatório de 2.200 páginas coordenado por Anton Valukas, administrador nomeado pelo juiz do tribunal de falências. Justificadas por escassa ou nenhuma lógica econômica, essas transferências são simplesmente uma variante da antiquíssima manobra contábil de maquiagem dos números para que o balanço pareça temporariamente melhor.

O que chama a atenção, dois anos depois, é a maneira objetiva com que os esquemas foram discutidos no banco por altos executivos e aceitos por suas contrapartes - outros grupos financeiros com os quais o Lehman tinha negócios, antes de seu colapso setembro.

No entanto, mesmo no Lehman, nem todo mundo encarou o mecanismo de maneira tão benigna. Num e-mail, Bart McDade, que se tornou diretor operacional em junho de 2008, qualificou a Repo 105 de "mais uma droga da qual estamos dependentes" e planejava reduzir sua utilização, em meio a uivos de protesto de alguns departamentos. Martin Kelly, diretor de controladoria, alertou seus chefes sobre o "risco de manchete" para a reputação do Lehman, se as operações viessem a público.

O esquema até mesmo custava dinheiro ao banco. Diz um e-mail de outro funcionário: "Todo mundo sabe que a 105 é um mecanismo fora do balanço e as contrapartes estão exigindo níveis absurdos [de preços] para participar".

Mas a pressão para realizar mais operações desse tipo cresceu, em 2008, assim como a obsessão do mundo exterior com a precariedade das finanças do banco, especialmente sua alavancagem. E-mails internos exortavam gestores a se empenhar mais para remover ativos da contabilidade. Embora Dick Fuld, executivo-chefe até o fim do Lehman, tenha dito por meio de um advogado que não conseguia lembrar-se de discussões sobre a Repo 105, McDade disse ao investigador que havia feito a seu chefe uma apresentação sobre o tema.

Entre as questões suscitadas pelo relatório Valukas sobre a inteireza da contabilidade - e da auditoria feita pela Ernst & Young -, há um tema maior: como é que esse tipo de engenharia financeira chegou a ser considerado uma ferramenta legítima de negócios e o que pode ser feito a respeito?

Maquiar as contas não é novidade, e pode assumir muitas formas - de relativamente benignas a fraude pura e simples. Nas indústrias, por exemplo, um gerente pode "entupir os canais" despachando produtos pouco antes do fim do trimestre, mesmo que os itens não tenham sido pedidos para ajudar a cumprir metas e incrementar as receitas que aparecem nos relatórios. Isso não é muito diferente do que faz o gerente de uma loja de varejo que, depois de atingir a meta mensal, retarda a contabilização dessas vendas por alguns dias para facilitar o cumprimento das metas do mês seguinte.

Truques para manipular a receita reportada são mais comuns do que as que, como no caso das Repo 105 usadas pelo Lehman, focam o balanço patrimonial. Mas o banco americano não estava sozinho.

De fato, um lembrete veio à tona na semana passada, com a prisão de Sean Fitzpatrick, que também em 2008 renunciou ao cargo de presidente do Anglo Irish Bank, em Dublin, após a revelação de que havia ocultado, durante anos, empréstimos pessoais no valor de até US$ 119 milhões. Ele o fez transferindo os empréstimos para outro banco pouco antes do fim do ano fiscal de seu banco, e trazendo-os de volta após o encerramento do balanço patrimonial. Dois anos antes da saída de Fitzpatrick, a Comissão de Valores Mobiliários americana (SEC) obrigou um grupo de bancos porto-riquenhos a republicar suas contas, corrigidas, após investigação sobre vários delitos, entre eles gestão de lucros mediante uma série de transações de compra e venda simultâneas envolvendo outros bancos.

A prática nada tem de recente; em 1973, a London and County Securities, no Reino Unido, foi ao colapso depois que um aperto de crédito deflagrado pelo governo contribuiu para tornar realidade as suspeitas generalizadas sobre suas abaladas finanças. Ao destrinchar as contas do L&C, os liquidantes encontraram, entre muitas práticas abusivas, uma sistema de "maquiagem" dos números que envolvia uma "quadrilha" de bancos que depositavam fundos uns nos outros pouco antes do fim do ano para aumentar a liquidez nos balanços.

As operações com as Repo 105 usadas pelo Lehman chamaram a atenção porque tentativas de esconder ativos movendo-os para fora do balanço são comumente associadas a práticas contábeis nebulosas, famosas por seu envolvimento no emaranhado interminável de veículos financeiros criados pela companhia de energia americana Enron para esconder suas dívidas.

Mas a razão pela qual esse tópico continua ressurgindo sob tantas formas é que a questão está no cerne da prática contábil, cuja intenção original era dar aos proprietários de uma empresa um retrato legítimo de suas atividades. Por isso, o que é lançado nos livros - e o que fica fora deles -, é uma área de permanente de debate.

Apesar dos repetidos e cada vez mais exaustivos esforços dos reguladores para esclarecer as questões, contadores e gestores de empresas sabem que permanecem muitas zonas cinzentas. Isso cria um terreno intermediário onde os gestores podem contestar seus auditores - com alguma tranquilidade -, afirmando que apesar da "nebulosidade" implícita no termo "fora do balanço" estão debatendo legitimamente uma área sem regras absolutamente definidas para todas as situações.

"É sempre mais fácil quebrar uma regra do que propor uma regra geral, nessa área, que diga qual deveria ser o tratamento", diz Allan Cook, ex-diretor técnico do Conselho de Normas Contábeis, no Reino Unido. Ele recorda ter recebido uma série de cartas de contadores e administradores de empresas sugerindo regras específicas para a contabilização de itens extra-balanço, e fornecendo exemplos aos quais elas se aplicariam. "O problema é que não se pode formular uma norma na forma de uma série de boas soluções para situações individuais, as regras têm de ser formuladas em termos gerais", acrescenta ele.

Antes de a agência britânica ter sido criada em 1990 (17 anos depois de seu equivalente nos EUA, o Fasb, Conselho de Padrões de Contabilidade Financeira), recordam os contadores da época, houve uma série de brigas com clientes e seus advogados em torno do que deveria, e do que não deveria, ser permitido.

Sir David Tweedie, que hoje preside o Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (Iasb), descreveu a década de 1980, quando era sócio da KPMG, como uma era em que os clientes testavam os limites. "Banqueiros de investimento 'empurravam' um esquema que, possivelmente, estivesse minimamente dentro da lei, a um cliente, convenciam duas grandes firmas de auditoria a aceitar o esquema - que passava a se tornar uma prática aceita - e [advogados] diziam a um terceiro auditor que ele não poderia apor ressalvas [ao relatório financeiro da companhia]", disse ele em 2008.

Algumas dessas transações usavam o mesmo tipo de veículos financeiros que esteve fortemente ligado à recente crise. Outros esquemas eram aparentemente mais prosaicos, como permitir aos varejistas "vender" as lojas a seu banco, mas com um acordo possibilitando recomprar as propriedades em qualquer momento. Os contadores mostravam-se - e mostram-se - cautelosos em chamar esse tipo de acordo de uma venda genuína, já que, na realidade, o vendedor mantém o controle. "Lembro-me de executivos de banco de investimento nos dizendo que nunca [conseguiríamos] parar isso", diz um contador.
Tudo isso significa que, em muitas situações reais, não fica claro quando exatamente se anda sobre uma linha que configura aproveitamento legítimo das regras contábeis, maquiagem financeira questionável ou práticas artificiosas ou fraudulentas.

"Uma forma de conseguir o menor custo possível de financiamento é conseguir uma apresentação apropriada", diz um contador sênior do Lehman Brothers. "Coloque-se em uma situação em que os analistas constantemente escrevem sobre sua alavancagem e você acredita estar tecnicamente no direito de reduzir o custo do dinheiro apresentando suas contas dessa forma. Não fica, então, tão disparatado dizer, 'bem, eles escreveram as regras e estou dentro delas'."

Lynn Turner, ex-chefe de contabilidade da SEC, é mais cáustico sobre o uso da Repo 105 pelo Lehman Brothers. "Não creio que seja apenas engenharia financeira, creio que seja fraude contábil. É simplesmente surpreendente que tenhamos voltado a isso", afirma.

De forma reservada, auditores nos EUA contam sobre encontros com clientes que lhes perguntam diretamente: "Em que lugar está escrito que não posso fazer isso?".

"Na informação financeira, ninguém quer ficar para trás e ter seus concorrentes antecipando-se a eles. É um pouco como uma corrida armamentista ou uma caçada", diz Jack Ciesielski, editor da Analysts' Accounting Observer, um serviço de análises sobre contabilidade. "A melhor analogia com a vida real poderia ser a restituição do imposto de renda e como algumas pessoas se sentem passadas para trás se não vão até o limite, aproveitando qualquer dedução que consigam."

O relatório de Valukas trouxe a contabilidade e auditoria de volta aos holofotes. A Ernst & Young sustenta ter confiança no trabalho realizado e acrescenta que as últimas contas auditadas do Lehman Brothers, até novembro de 2007, foram "apresentadas de modo correto", em conformidade com os princípios contábeis dos EUA.

Reservadamente, altos executivos de rivais entre as "quatro grandes" firmas mundiais de auditoria se perguntam o que poderia ser revelado se outras instituições problemáticas, como AIG, Bear Stearns e Royal Bank of Scotland, tivessem sido alvos de análises microscópicas similares, que renderam acesso a três petabytes de informações - o equivalente a 350 bilhões de folhas.

A profissão vem discutindo internamente há anos como seguir princípios contábeis em um mundo no qual os auditores, cada vez mais, enfrentam o risco de processos. Nos tribunais, regras mais detalhadas possibilitariam uma proteção melhor para os auditores do que princípios gerais. Agora, o G-20, grupo das 20 principais economias mundiais, pediu às autoridades reguladoras para chegar a um acordo sobre um conjunto único de padrões contábeis mundiais até 2011. Na realidade, isso exigiria que os EUA troquem suas regras pelas do Iasb, que usa um sistema mais baseado em princípios.

Os cínicos, porém, já alertam para o fato de que embora balanços mais gerais podem ajudar a obrigar os gestores a seguir "o espírito", em vez de simplesmente "a letra", da lei, também podem deixar mais espaço para interpretações individuais. Em outras palavras, o tipo de área cinzenta explorada pelo Lehman Brothers nunca desapareceria realmente. (Tradução de Sabino Ahumada e Sérgio Blum)

 Fonte: Valor Econômico

CFC

Instrumentos financeiros facilitam o uso de soluções criativas nos balanços

Notícias

Financial Times, de Londres

Quando o Conselho de Padrões de Contabilidade Financeira (Fasb), dos EUA, esboçou pela primeira vez as regras sob as quais o Lehman Brothers levou adiante seu acordo com o Repo 105, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) informou ao órgão que o padrão precisava ser mais bem trabalhado antes de ser publicado.

Tal intervenção de um órgão regulador é extremamente rara e mostra as dificuldades existentes para desenvolver regras sobre instrumentos financeiros.

"Talvez, olhando em retrospectiva, deveria voltar atrás e dizer não", diz Lynn Turner, então chefe de contabilidade da SEC. "Mas eles atenderam as questões" que havíamos pedido.

A instrução SFAS 140, reescrita, entrou em vigor em 2001, substituindo um conjunto de regras que tinha apenas seis anos. Aperfeiçoou o antigo padrão contábil com novas regras determinando o que exatamente poderia ser qualificado como uma venda - que foi o exatamente ângulo usado posteriormente pelo Lehman Brothers em sua Repo 105.

Enquanto a contabilidade é relativamente objetiva no mundo material, o é muito menos com os instrumentos financeiros, nos quais o "fatiamento" dos últimos dez anos tornou o trabalho ainda mais difícil. À medida que o setor financeiro evolui, a contabilidade precisa acompanhar o ritmo, o que leva a padrões cada vez e mais complexos e amplos.

"Cada vez que lidemos com uma transação complicada, precisaremos de uma contabilidade complicada", diz Kevin Stoklosa, do Fasb. "Se estivermos falando sobre a venda de um par de sapatos, então, provavelmente dez pessoas aparecerão com o mesmo tratamento contábil. Com instrumentos financeiros e toda sua complexidade, teremos dez respostas diferentes."

Os contadores têm consciência de que permitir mais ativos nos livros resultaria em reclamações dos investidores também.

"Isso apenas encheria os balanços com todos os tipos de coisas que não deveriam estar lá - então, as pessoas nos acusariam de inflar os livros", diz um especialista. "É um verdadeiro equilibrismo."

Apesar de todo o estardalhaço quanto às atitudes do Lehman Brothers, especialistas dizem que realizar transações financeiras apenas para ter benefício contábil, como o banco fez, é algo raro.

"O pessoal estrutura as coisas por motivos tributários porque isso traz economia", diz um contador sênior. "Na verdade, é muito raro ver alguém ter o trabalho de sair de suas práticas habituais quando o benefício é apenas contábil, porque isso frequentemente lhes custaria dinheiro - como ocorreu com o Lehman Brothers - e é muito malvisto."

Fonte: Valor Econômico

CFC

 

Começa edição internacional do Desafio Sebrae no Rio

Notícias

Espírito de companherismo entre os universitários participantes do jogo tem tornado a edição internacional em uma ferramenta de intercâmbio e integração entre países da América do Sul

Regina Xeyla, enviada especial da ASN

Divulgação

Equipes de oito países disputam o Desafio na capital fluminense

Rio de Janeiro
- Línguas e culturas diferentes. Esses são aspectos que poderiam dificultar a convivência entre jovens. Mas não para os universitários competidores do Desafio Sebrae Internacional. Os estudantes, divididos em oito equipes e representando Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai iniciaram o jogo na manhã desta segunda-feira (22) no Rio de Janeiro.

O espírito de competição fica apenas para a hora da tomada de decisões. Durante os intervalos, os jovens se descontraem, aprendendo involuntariamente uns com os outros a pronunciar palavras em outros idiomas.

Para o presidente da Incubadora de Empresas Coppe/RJ, Maurício Guedes, responsável por desenvolver o jogo, o Desafio Internacional é sempre um momento de grande entusiasmo. “É o momento em que as equipes de diferentes países se conhecem pessoalmente. A edição internacional do jogo tem um tom especial, já que cria a possibilidade para que jovens da América do Sul conheçam novas experiências. Nossa intenção é que o Desafio Internacional se torne uma ferramenta de integração entre esses países”, afirma.

Na prova, o Brasil é representado pela equipe Peridilare, do Espírito Santo, vencedora do Desafio nacional em 2009. O grupo é formado por estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Segundo o integrante Andrey Angeli, a equipe está animada com o novo desafio. “É bom dividir essa experiência com jovens de outros países. Vamos aplicar aqui a experiência e algumas estratégias utilizadas na etapa nacional”, conta, entusiasmado.

O universitário Ignácio Escudero, da equipe Kanban, da Argentina, destaca o espírito de companheirismo presente entre os competidores. “Estamos muito felizes de estar aqui no Brasil competindo com outros jovens”. Ele conta que essa é a primeira vez que vem ao Rio de Janeiro. Até então, o sorridente jovem e os demais integrantes de sua equipe só haviam conhecido no Brasil a cidade de Florianópolis (SC). “Estou impressionado com a beleza e o desenvolvimento do Rio de Janeiro”.

A animação entre os competidores é contagiante. O universitário Andrés Felipe Patiño, da equipe Upc807, da Colômbia, também é só alegria. “Nos intervalos, aproveitamos para conversar sobre aspectos incomuns das nossas culturas. Identificamos que quase todos os competidores têm gostos parecidos”. Andrés conta que está encantado com o Rio de Janeiro. “É maravilhosa essa mistura da natureza com o urbano”. Em meio a tanta alegria, o jovem pondera e ressalta que, a competição será difícil. Ele julga como forte a equipe brasileira.

O anúncio do vencedor será feito na quarta-feira (24), no Museu Histórico Nacional, na Praça XV, no centro da cidade, às 19h. O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, o diretor técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos, embaixadores dos países participantes e autoridades cariocas e fluminenses participarão da cerimônia.

O Desafio Sebrae começou a ser jogado fora do Brasil em 2002. Desde então, mais de 65 mil estudantes de sete países já participaram da competição. As equipes vencedoras do Desafio nos seus respectivos países disputam a prova internacional no Rio. O Panamá, que contou com um piloto do business game em 2009, terá oficialmente o Desafio em 2010 e vai para a final internacional em 2011.

Com a tarefa de administrar virtualmente uma fábrica de brinquedos, as equipes competidoras do Desafio Sebrae Internacional ficam em um espaço isolado, concentradas em cada rodada do jogo, tentando acumular o máximo de pontos até o encerramento.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 2107-9110 e 2107-9104
www.agenciasebrae.com.br
Site do Desafio Sebrae - www.desafio.sebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

segunda-feira, 22 de março de 2010

Senador americano pede investigação sobre banco Lehman Brothers

Notícias

 

G1.Globo

Da EFE

Washington, 19 mar (EFE) - O senador democrata dos Estados Unidos Christopher Dodd pediu hoje uma investigação federal sobre a falência do banco Lehman Brothers e outras instituições que teriam motivado a crise financeira mundial por meio da alteração de dados na contabilidade.

"Devemos trabalhar de maneira incansável para reduzir a fraude financeira a fim de restabelecer a confiança nos mercados", afirmou Dodd em carta dirigida ao secretário de Justiça americano, Eric Holder.

Dodd, presidente do Comitê Bancário do Senado, ressaltou que este é o momento de restabelecer o império da lei em Wall Street, "enfraquecido" pela tendência a ignorar as regulações durante os últimos 30 anos.

Para ele, a investigação deve incluir não apenas os executivos do Lehman Brothers e a junta de diretores da entidade, mas também a empresa de contabilidade do banco, a empresa Ernst & Young, e bancos estrangeiros envolvidos em manobras contábeis.

O texto da carta foi divulgado uma semana após a publicação de um relatório judicial sobre a liquidação do Lehman Brothers, que declarou falência em setembro de 2008, o que representou a maior quebra financeira na história dos Estados Unidos.

Na segunda-feira passada, Dodd apresentou um projeto de lei destinado a impedir os resgates financeiros de empresas de Wall Street e assegurar um tratamento justo aos consumidores em relação ao pagamento de hipotecas e cartões de crédito. EFE

Fonte: G1.Globo

CFC

Instituto internacional valida taxonomia XBRL brasileira

Notícias

De León Comunicação

Após alguns meses sob avaliação do Instituto Internacional de XBRL, o Brasil recebeu a validação para utilizar a taxonomia XBRL (na sigla em inglês Extensible Business Reporting Language). A notícia deixou o presidente do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, Juarez Domingues Carneiro, bastante otimista quanto a agilidade no processo de implantação do programa nas empresas, o que permite à Entidade dar os primeiros passos para a divulgação e implementação do XBRL, que será coordenada pela Câmara Técnica, cujo vice-presidente é o contador Nelson Mitimasa Jinzengi.

Há dois anos o CFC e o professor Edson Luiz Riccio, coordenador do TECSI - Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de São Paulo - USP, já vem trabalhando na implementação do XBRL. Com a validação, o Brasil já tem autorização para iniciar o seu próprio processo.

Para o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, a linguagem padrão XBRL é uma tecnologia irreversível para os relatórios contábeis e financeiros no mundo e a constituição de um grupo do Conselho Federal de Contabilidade sobre o assunto é a demonstração clara da importância que a Entidade dá ao tema. "A intenção, a partir de agora, é definir, por meio de um grupo de trabalho estratégico, as ações a serem desenvolvidas neste ano e também a participação de novos parceiros no processo", observa. Neste ano o CFC pretende apoiar um grande evento, a ser realizado em São Paulo, sobre o tema e, em abril, durante o Congresso Mundial do XBRL em Roma reivindicará que o Brasil seja a próxima sede do evento em 2012.

XBRL
Da esq. para dir.: Homero Rutkowski, Nelson Carvalho, Wang Jiang Horng, Nelson Mitimasa, Juarez Domingues Carneiro, Luiz Carlos de Souza e Edson Luiz Riccio

Além do presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, e do vice-presidente da Câmara Técnica, Nelson Mitimasa Jinzengi, participaram da reunião o conselheiro e membro da Câmara Técnica do CFC, Luiz Carlos de Souza; o professor Edson Luiz Riccio, membro do Grupo XBRL do CFC e diretor do Tecsi; o membro do Grupo XBRL do CFC, Homero Rutkowski; o membro do Board do XBRL International, Nelson Carvalho; e a representante da Comissão de Valores Mobiliários - CVM, Wang Jiang Horng.

O que é o XBRL

 XBRL é uma tecnologia criada por um contador americano em 1998 que permite a automação do processo de divulgação de envio e recepção de relatórios semanais, mensais ou anuais, seja das pequenas, médias e grandes empresas, a respeito da posição econômico-financeiro contábil. O XBRL não vai alterar o conteúdo das informações, que já são enviadas a órgãos reguladores e do governo, mas permitirá uma conversão para essa tecnologia que qualquer sistema em qualquer língua poderá compreender.

Fonte: CFC (www.cfc.org.br)

Equipes de oito países disputam Desafio Sebrae Internacional

Notícias

Competição acontece na cidade do Rio de Janeiro até quarta-feira (24), quando será conhecida a equipe vencedora

Regina Mamede

Sebastião Pedra

Equipe capixaba Peridilare representa o Brasil

Rio de Janeiro –
Começa nesta segunda-feira (22), no Rio de Janeiro, a decisão do Desafio Sebrae Internacional. A competição reúne equipes representantes de oito países. O congraçamento das equipes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai acontece pela manhã no hotel Golden Tulip, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Logo em seguida, no mesmo local, tem início a disputa pelo título. Na prova, o Brasil será representado pela equipe Peridilare, do Espírito Santo, vencedora nacional em 2009.

O anúncio do vencedor será feito na quarta-feira (24), no Museu Histórico Nacional, na Praça XV, no centro da cidade, às 19h. O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, o diretor-técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos, embaixadores e autoridades cariocas participarão da cerimônia.

O Desafio Internacional começou a ser jogado fora do Brasil em 2002. Desde então, mais de 65 mil estudantes de sete países já participaram da competição. As equipes vencedoras do Desafio Sebrae nos seus respectivos países disputam a prova internacional, no Rio. O Panamá, que contou com um piloto do business game em 2009, terá oficialmente o Desafio em 2010 e vai para a final internacional em 2011.

Com a tarefa de administrar virtualmente uma fábrica de brinquedos, as equipes competidoras do Desafio Sebrae Internacional ficam em um espaço isolado, concentradas em cada rodada do jogo, tentando acumular o máximo de pontos até o encerramento.

Prêmio

Como todos os participantes já foram reconhecidos em seus países, a viagem ao Rio de Janeiro, uma visita técnica a centros de empreendedorismo e um passeio cultural pela cidade são considerados como uma premiação conjunta. A equipe capixaba Peridilare, que representa o Brasil, vai viajar para Barcelona, na Espanha, considerada um centro de empreendedorismo.

No Rio de Janeiro, também estão previstas reuniões dos coordenadores internacionais e estaduais do Desafio Sebrae.

Blog para os participantes de 2010

Pela primeira vez, os participantes do Desafio Sebrae nacional vão ter um canal direto de comunicação com a organização do jogo e com outros participantes. Nesse espaço virtual, eles poderão trocar informações, receber dicas de quem já conhece a competição e colocar vídeos e fotos. Para acessar o blog, deve-se entrar no site do Desafio Sebrae (www.desafio.sebrae.com.br) e clicar em Notícias e, depois, em 'Blog Desafio Sebrae'.

“Esta é uma forma de reunir as comunidades do Desafio que estavam espalhadas pelas redes sociais. O blog vai permitir a interação em um espaço único. Outra vantagem é que poderemos acompanhar a evolução dos participantes, não só mantendo o vínculo, mas medindo o impacto do jogo na vida acadêmica e profissional deles”, avalia Lídia Henrique, analista técnica da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae.

Apenas nos dez primeiros dias, o Desafio Sebrae já tem mais de 7 mil inscritos. Na edição deste ano, os universitários vão administrar uma fábrica de instrumentos musicais. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril no endereço: www.desafiosebrae.com.br.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7494 e 3348-7256
www.agenciasebrae.com.br
Site do Desafio Sebrae: www.desafio.sebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

quinta-feira, 18 de março de 2010

Prêmio Jovem Cientista 2010 já recebe inscrições

pjc-index.jpg

Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro é o tema da 24ª edição do Prêmio Jovem Cientista, lançado em 14 de julho. O concurso vai distribuir a graduados, estudantes do ensino superior e médio mais de 145 mil reais em prêmios. As inscrições podem ser feitas até 30 de junho de 2010 no endereço www.jovemcientista.cnpq.br.

O objetivo do Prêmio é buscar, através dos diferentes temas abordados a cada ano, soluções simples e acessíveis para problemas diretamente ligados à população. O foco desta edição será o estudo, desenvolvimento e uso de energias alternativas, com a finalidade de estimular a produção e o consumo sustentável dessas fontes de energia, ou seja, que atendam às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das futuras gerações atenderem também às suas próprias.

 

quarta-feira, 17 de março de 2010

Secretarias de São Paulo abrem vagas para Contadores

Notícias

 

As Secretarias de Modernização, Gestão e Desburocratização e de Finanças, ambas do município de São Paulo, promovem concurso para o cargo de Especialista em Administração, Orçamento e Finanças Públicas I, a ser ocupado por bacharéis em Ciências Contábeis.

As inscrições podem ser feitas pela internet pelo site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), até o dia 19 de março de 2010.

Para se candidatar, é necessária graduação em Ciências Contábeis e/ou Ciências Atuariais e registro no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais e a remuneração mensal, de R$ 1.838,11.

O edital e demais informações sobre o concurso estão disponíveis no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br).

Fonte: CRC-SP

 

Gestora do Desafio Sebrae quer parcerias com universidades para ampliar número de participantes

Notícias

Equipes vencedoras no estado recebem troféus, cursos de aperfeiçoamento e ganham uma viagem para qualquer lugar do Brasil, onde vão visitar empreendimentos exitosos

Ananda Chamma

Sebastião Pedra

A equipe Gear venceu a etapa amazonense do Desafio Sebrae em 2009

Manaus -
Estão abertas as inscrições para o Desafio Sebrae, jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa e funciona como ‘laboratório’ de aprendizado para universitários. As inscrições vão até o dia 15 de abril de 2010 e devem ser feitas no site www.desafio.sebrae.com.br. A participação acontece por equipe, mediante pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 30.

A gestora do Desafio Sebrae no Amazonas, Miza Arruda, diz que a meta é envolver todas as universidades locais , para incentivar a participação dos alunos. “Vamos buscar parcerias com universidades e faculdades para ampliar o número de participantes no nosso estado”, diz.

O jogo se divide em cinco fases, sendo três etapas estaduais e duas nacionais. Este ano, as equipes enfrentam a tarefa de administrar uma empresa virtual de instrumentos musicais.

No Amazonas, as vencedoras recebem troféus, cursos de aperfeiçoamento e ganham uma viagem para qualquer lugar do Brasil, onde vão visitar empreendimentos exitosos. Já na etapa nacional, a equipe campeã conquista uma viagem a um centro de referência em empreendedorismo em país estrangeiro.

Equipe Gear

Na edição de 2009, o Amazonas contou com 541 equipes participantes. A equipe Gear, composta de alunos da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), venceu as etapas estaduais e, na semi-final nacional, ficou em quarto lugar.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/AM, Nelson Rocha, o objetivo da competição é estimular o espírito empreendedor entre os jovens universitários. “O Desafio Sebrae é um grande laboratório de ensino para os estudantes e o melhor é que vai colocá-los em uma situação real de mercado, mostrando os desafios de se administrar bem um negócio”, diz.

O Desafio Sebrae é promovido pelo Sebrae  em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

Serviço:

Central de Relacionamento – 0800 570 0800

 

terça-feira, 16 de março de 2010

Professores de Santa Catarina participam de demonstração do Desafio Sebrae

Notícias

Apresentações acontecerão nas cidades de Chapecó e Florianópolis; objetivo é reforçar canal de comunicação com os alunos por meio do corpo docente

Do Sebrae/SC

Florianópolis – O Sebrae em Santa Catarina promoverá evento para demonstrar a dinâmica do Jogo do Desafio Sebrae aos professores e coordenadores das universidades e faculdades de todo o estado. O primeiro será nesta terça-feira (16), das 8h30 às 18h, no Hotel Porto da Ilha, em Florianópolis, e o segundo acontecerá na quinta-feira (18), no hotel Mogano Business, em Chapecó. A participação é gratuita.

O Jogo do Desafio Sebrae visa incentivar universitários a serem empreendedores, simulando atividades de uma empresa real. Na competição, as equipes precisam tomar decisões na gestão da companhia a partir de informações sobre situação do mercado, disponibilidade de mão-de-obra e preços de matérias-primas.

Cada grupo, formado por entre três e cinco estudantes, recebe pontos conforme o acerto de suas decisões. Os melhores garantem vaga nas fases seguintes. A competição tem cinco etapas ao todo. Das cinco fases, as três primeiras são jogadas via internet. A semifinal e final são presenciais e acontecem no fim do ano, em Recife (PE).

A competição para os professores, que ocorre em um dia, tem por objetivo demonstrar como funciona na prática o Desafio. “O principal elo de comunicação com o  aluno é o professor e, desse modo, consideramos de extrema importância que ele tenha a oportunidade de melhor conhecer o jogo e, com isso, poder orientar e despertar seus estudantes com relação ao mundo do empreendedorismo”, destaca o gestor do programa no Sebrae/SC, Alcionei Rocha dos Santos.

Instrumento a mais

Ele complementa ainda que a experiência do jogo possibilita que o professor verifique a relevância do Desafio Sebrae como um instrumento a mais na formação do acadêmico e repasse a experiência a seus alunos.

As inscrições para os estudantes tiveram início em 10 de março e estão abertas até 15 de abril. Em 2009, o Desafio Sebrae teve como meta atingir 3 mil universitários em Santa Catarina, mas as expectativas foram superadas, com mais de 3,7 mil inscrições. Foram obtidas participações de universitários de 85 Instituições de Ensino Superior de todo o estado. “Tivemos competidores de diversos cursos. A equipe vencedora da etapa estadual, Zé Comprinhas, da Faculdade Estácio de Sá, campus de São José, ficou a décimos de pontos na fase nacional para chegar a final da competição”, salienta Santos.

Podem participar estudantes de cursos em instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Informações mais detalhadas estão disponíveis no site do Desafio Sebrae (www.desafio.sebrae.com.br).

Serviço:

Agência Sebrae de Notícias – (61) 2107-9104/9106/9107/9110
www.agenciasebrae.com.br

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

 

Desafio Sebrae Internacional reúne equipes de oito países

Notícias

Brasil será representado pela Peridilare, do Espírito Santo, vencedora nacional em 2009; jogo começa na próxima segunda-feira (22)

Regina Mamede

Brasília - Confiança para ganhar também o Desafio Sebrae Internacional. Esse é o sentimento da equipe capixaba Peridilare para vencer os adversários na disputa, que acontece no Rio de Janeiro, no Hotel Golden Tulip, em Copacabana. A abertura oficial do jogo será na segunda-feira (22) e a competição, na terça-feira (23) e quarta-feira (24), com as equipes do Brasil,  Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A cerimônia de premiação também será na quarta-feira, às 19h, no Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio.

Toda essa disposição se baseia em uma intensa experiência que os cinco estudantes de Engenharia Elétrica e Mecânica da Peridilare vivenciaram na etapa brasileira. Mais de 130 mil universitários de todo o país se inscreveram na edição 2009 com a tarefa de administrar uma fábrica virtual de brinquedos. Na passagem para a final, a Peridilare enfrentou uma disputa acirrada e garantiu a vaga por apenas 0,02 pontos.

“Descobrimos que somos capazes. Aprendemos a trabalhar em grupo, sem ignorar qualquer ponto de vista. Administrar idéias diferentes foi difícil, mas enriqueceu as decisões. Tudo isso reforçou o compromisso que firmamos no início do jogo de que iríamos dar o melhor para vencer”, avalia Bernardo Rosa Gonçalves, um dos integrantes.

Pé no chão e reunir o máximo de dados para jogar com segurança é a estratégia que será adotada também na disputa internacional. A vitória é a meta, mas eles já contabilizam outros ganhos, como explica João Gabriel Carrijo Malovini: “O jogo deu uma idéia muito boa do que vamos enfrentar quando sairmos daqui e despertou a vontade em cada um de ter a própria empresa. Estamos animados com essa perspectiva”.

Desafio Sebrae 2010

Os universitários que quiserem participar da competição em 2010 já podem se inscrever pelo site www.desafio.sebrae.com.br. Nessa edição, o tema será uma fábrica de instrumentos musicais. As inscrições seguem até 15 de abril.

Serviço:

Agência Sebrae de Notícias – (61) 2107-9104/9106/9107/9110
www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

Arquivo do blog