Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Instituto divulga pesquisa global sobre mercado de Auditoria Interna

Notícias

 

O maior estudo sobre a carreira já realizado no mundo revela que a profissão é cada vez mais estratégica para empresas que investem em governança corporativa

 

O Instituto dos Auditores Internos do Brasil – IIA Brasil acaba de traduzir e formatar os resultados da pesquisa internacional CBOK, levantamento global sobre o segmento. O estudo é fruto de entrevistas realizadas com mais de 13.500 profissionais de 107 países filiados ao IIA Global, maior instituição do setor no planeta, com mais de 170 mil auditores associados.

 

O CBOK revela que 50% das organizações pretendem contratar mais profissionais nos próximos cinco anos, buscando auditores internos com conhecimentos profundos em TI e capazes de entender, de forma ampla, o ambiente de negócios da empresa. "Os resultados apontam para um futuro promissor da carreira, demonstrando uma forte Tendência de valorização e uma necessidade premente de que é preciso investir em capacitação profissional para atuar cada vez mais de forma global", comenta Renato Trisciuzzi, presidente do IIA Brasil.

 

Cerca de 80% dos entrevistados acreditam que será necessário aumentar suas atividades na área de gerenciamento de riscos e combates à fraudes, uma comprovação sobre a necessidade de ter esses profissionais mais próximos da gestão das organizações. "Este dado explica a função social que temos tanto em empresas estatais como privadas, no sentido de contribuirmos com a redução de esquemas corruptos e melhorarmos a transparência no ambiente corporativo", alerta Trisciuzzi.

 

Outra prova da importância da atuação do auditor interno é que quase 95% dos entrevistados consideram essencial que estes profissionais sejam "os olhos e ouvidos" do comitê de auditoria, tornando-se a figura mais confiável deste grupo de avaliação que também tem a função de analisar níveis de transparência e as melhores práticas de gestão internas.

 

Habilidades e tendências

Para 85% dos entrevistados, melhorar a capacidade de comunicação verbal, escrita e de apresentação é fundamental para o sucesso na carreira. Além disso, 73% acreditam que é preciso melhorar o nível de entendimento sobre os negócios da empresa em que atuam e aprimorar técnicas de análises de riscos e controles, para alcançarem sucesso profissional.

 

Outro ponto relevante sobre tendências, apontadas pelo estudo é que cerca de 30% afirmam já estar usando conceitos de "auditoria contínua" em seus trabalhos, uma técnica nova, de monitoramento de processos em tempo real, que pode bloquear possíveis conclusões de negócios suspeitos, antes de serem concretizados. Algo ainda pouco usado no Brasil. "As diretrizes sobre as melhores práticas internacionais e de novas ferramentas expressas nesta pesquisa histórica servirão como base para preparar melhor os auditores internos nos próximos anos que antecedem Copa do Mundo e Olimpíada, quando aumentarão possíveis riscos de fraudes nas organizações", prevê Trisciuzzi.

Os resultados do Cbok geraram cinco importantes relatórios que tratam das características da atividade do auditor interno, das competências atuais, de como mensurar o valor da carreira hoje, e no futuro, e ainda, sobre os imperativos para mudanças e consequente realização profissional. 

 

Fonte: Administradores.com

Classe Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário