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Participantes do programa aprendem mais rápido e têm pressa em ver resultados segundo aponta estudo
Dilma Tavares
O curso foi iniciado em 2008, dentro do Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas, criado para pequenas empresas que já existem há mais de dois anos e que querem crescer no mercado. O curso de Gestão Financeira dura três meses, sendo parte presencial e parte a distância. A aprendizagem prática é feita com base na realidade e dentro da empresa de cada participante, com orientações individualizadas.
Para facilitadores do curso, esse é o principal fator que leva o aluno a ter um perfil apressado em aprender e a querer ver resultados imediatos. “Normalmente, esse aprendiz é exigente, tem muitas dúvidas, faz muitas perguntas sobre a aplicação do que está aprendendo e busca resultados rápidos”, diz a consultora do Sebrae Patrícia Gutierrez, que trabalhou no desenvolvimento da metodologia. Ela reforça que esse aluno é reflexivo, tem visão crítica do seu negócio e pressa em praticar o que aprendeu.
O perfil apressado também é destacado pelo facilitador Marcos Nishioka. “O aluno quer logo a resposta. Afinal, está tratando da empresa dele e não está no curso para brincar”, avalia. Marcos observa que, inicialmente, os mais jovens compartilham com mais facilidade informações sobre as empresas e os mais velhos são mais reservados. Mas quando os resultados vão aparecendo, aumentam o interesse e a empolgação.
Questionador
Jacinto Farias tem o perfil de interessado e questionador. Ele é dono de uma microempresa de vendas de ferramentas e prestação de serviços
O empresário confirma haver casos de pessoas inicialmente mais reservadas. Há um bom tempo, lembra, ele foi tímido e isso dificultava a aprendizagem. O espírito curioso foi despertado em cursos feitos no Sebrae, incluindo o de gestão financeira. Para ele, aliar informação presencial e a distância a partir da empresa facilita a aprendizagem. “O curso é tão vivenciado na empresa que não há como você não se dedicar”, resume.
Ex-faxineiro e com formação em técnico em eletrônica, Jacinto conta que começou a vida empresarial há 18 anos. Foi quando deixou o emprego numa indústria de eletrodomésticos. Ele investiu o dinheiro da rescisão do contrato de trabalho junto com os recursos da venda de uma moto e entrou com 24% na sociedade da empresa Haddock Ferramentas Ltda. Hoje, é dono de 100% dela.
Jacinto assinala que só após procurar orientação no Sebrae, em
Pesquisa
Pesquisa realizada pelo Sebrae, em março de 2010, com 48 dos 172 participantes das turmas-piloto do curso Gestão Financeira: do controle à decisão aponta: 50% deles já implantaram algum conhecimento ou ferramenta a partir do curso e 33% fizeram implementações parciais, o que resulta em 83% do total. Na pesquisa, a maioria dos entrevistados (54%) afirma ter registrado aumento nos lucros como resultado das implementações feitas a partir do curso.
O perfil dos pesquisados é de 50% de empresas na área do comércio, 29%, na indústria, e 25%, no setor de serviço (a variação de 4% leva em conta empresas de atividade mista). Ao todo, 43% são constituídos por empresas jovens que têm entre dois e cinco anos, 25% possuem entre seis e dez anos, 18% têm entre 11 e 20 anos e 12%, mais de 20 anos - 2% não responderam. A maior parte desses negócios (68%) é formada por empresas com até 20 empregados, 20% têm entre 21 e 50 trabalhadores e 6% possuem até 99 trabalhadores - 6% não responderam.
A gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae, Mirela Malvestiti, prevê expansão do curso. “Os resultados positivos da pesquisa nos respaldam para darmos continuidade e expansão da aplicação das soluções”, diz. Em 2009, essa atuação ocorria apenas em quatro estados e em 2010 já alcança 14.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 2107-9106, 8118-9821, 9977-9529
www.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae - 0800-570-0800
Fonte: Agência Sebrae
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