Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quinta-feira, 29 de março de 2012

EXAME DE SUFICIÊNCIA – CFC – 01/12 – Solução da Questão 35

35. Aproveitando o desconto fornecido para pagamento antecipado do imposto em cota única, uma sociedade empresária efetuou, em janeiro de 2012, o pagamento do Imposto sobre Veículos Automotores – IPVA incidente sobre os veículos de sua propriedade e relativo ao ano de 2012. Os veículos são utilizados para entregas das mercadorias vendidas aos clientes. O registro do imposto pago foi efetuado a débito de conta de despesa a parcela relativa ao mês de janeiro, e a débito de conta de ativo o montante relativo aos demais meses.
De acordo com a Resolução CFC n.º 750/93, o princípio que justifica o registro descrito de apenas uma parcela do valor pago em conta de despesa é o Princípio da:
a) Competência.
b) Objetividade.
c) Prudência.
d) Tempestividade.
Resolução:
Resolução CFC nº 750/1993 – Princípios Contábeis
O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA
Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

Resposta Correta: A

2 comentários:

  1. Fiquei na dúvida dessa questão, acredito que ela tenha mais lançamentos não é ??.. já que para débito tem que haver um crédito, imagino que tenha um crédito da saída de cx para pagtos do IPVA..por favor você poderia comentar todos os lançamentos dessa questão ???..
    Obrigada,
    Abraços.
    JULIÊ

    ResponderExcluir
  2. Fiquei na dúvida dessa questão, acredito que ela tenha mais lançamentos não é ??.. já que para débito tem que haver um crédito, imagino que tenha um crédito da saída de cx para pagtos do IPVA..por favor você poderia comentar todos os lançamentos dessa questão ???..
    Obrigada,
    Abraços.
    JULIÊ

    ResponderExcluir