Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quinta-feira, 29 de março de 2012

EXAME DE SUFICIÊNCIA – CFC – 01/12 – Solução da Questão - 36

36. Um profissional, ao elaborar a escrituração contábil de uma empresa enquadrada e registrada no Simples Nacional, deve:
a) deve deixar de elaborar a escrituração contábil uma vez que a empresa está dispensada diante do enquadramento tributário.
b) deve observar o princípio da competência.
c) deve observar o regime de caixa ou competência de acordo com o que for mais vantajoso para a empresa.
d) deve observar o regime de caixa.
Resolução:
Para efeitos contábeis, não há dispensa da contabilidade, no qual o contador deverá sempre seguir o princípio da competência.
            Para efeitos fiscais, poderá ser utilizado somente o livro caixa. Podendo utilizar caixa e competência para efeitos de recolhimento do simples nacional.
Resolução CFC nº 750/1993 – Princípios Contábeis
O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA
Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Resposta Correta: B

Nenhum comentário:

Postar um comentário