Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Cerca de 2,5 mil pessoas já aderiram ao Programa Empreendedor Individual no Paraná

Notícias

Cerca de 2,5 mil pessoas em todo o estado do Paraná já aderiram ao Programa Empreendedor Individual, destinado a inserir no mercado formal os trabalhadores que atuam na informalidade. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, até o momento mais de 23 mil pessoas fizeram o processo de formalização, por meio do Portal do Empreendedor.

É considerado empreendedor individual quem trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar, no máximo, até R$ 36 mil por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o Salário Mínimo ou o piso da categoria.
 
Podem aderir ao programa trabalhadores de São Paulo, Minas Gerais, do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e Rondônia. A expectativa do ministério é de que até o fim do ano todas as unidades da Federação participem do programa.
 
Para o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Valdir Pietrobon, é necessário diminuir a burocracia na formalização do empreendedor individual. “A começar pela redução do excessivo número de telas que precisam ser preenchidas no portal de inscrições” . Com a desburocratização será mais fácil, de acordo com Pietrobon, a adesão de trabalhadores autônomos.
 
A meta do governo é formalizar, até o final de 2010, 1 milhão de trabalhadores autônomos como empreendedores individuais. Segundo o presidente da Fenacon, isso será feito de forma gradual, obedecendo ao cronograma de funcionamento do portal nos estados.
 
Os trabalhadores que aderirem estão praticamente isentos de impostos, podendo abrir empresa gratuitamente e com direito a benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade e, principalmente, aposentadoria.
 
No Brasil, conforme dados do Ministério da Previdência, aproximadamente 10 milhões de pessoas que atuam na informalidade poderão ser beneficiadas.
 
Fonte: Agência Brasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário