Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mais de 2 mil empresas terão que apresentar a contabilidade digital

Notícias

Segundo prevê a nova legislação fiscal, mais de 2.214 empresas de Minas Gerais devem apresentar a contabilidade digital anterior ao ano de 2008 para integrar o novo sistema de consulta ao fisco.
 
De acordo com Sizenando Ferreira Oliveira, delegado-adjunto da Receita em Uberaba, o novo sistema, integrado entre o fisco federal e estadual, disponibiliza as informações para consulta on-line por meio de autorização. “É o fim das montanhas de papel”, diz. “Imagine um empresa de grande porte que emite cinco mil notas de papel, em 1ª e 2ª vias por dia, gastava um caminhão para transportar a papelada quando a fiscalização exigia consulta aos livros contábeis”, afirma.
 
Além da Economia de papel, o delegado destaca outros benefícios do novo sistema, como rapidez, compartilhamento de informações e maior segurança na hora de o contribuinte apresentar sua declaração. “A ideia é dificultar para quem não cumpre a legislação”, observa Sizenando.
 
O processo de digitalização começou em 2007 com empresas voluntárias. Em 2008, foi a vez dos segmentos automobilísticos, de cigarros e bebidas alcoólicas. Desde o começo, a reestruturação eletrônica está sendo exigida para empresas de médio porte. “A expectativa é a de que em cinco anos o processo de escrituração digital seja totalmente concluído”, completa o delegado.
 
A Receita Federal de Uberaba não divulgou números sobre prazos de adequação para as empresas mineiras, mas, em caso de intimação, atraso ou não apresentação das informações pelas empresas, o valor das penalidades serão calculados com base em seu Faturamento bruto anual.

Fonte: Jornal da Manhã On Line




Nenhum comentário:

Postar um comentário