Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dia do Contabilista será comemorado em Plenário

Notícias

Os senadores vão comemorar, no período do expediente que antecede a sessão plenária deliberativa desta quinta-feira (27/5), às 14h, o Dia do Contabilista, celebrado em 25 de abril. O requerimento solicitando o evento é do senador João Vicente Claudino (PTB-PI).

O Dia do Contabilista, instituído em 1926, foi proposto pelo então senador João Lyra, que também defendeu criação do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiros. Tal iniciativa culminou com a regulamentação da profissão, em 1946. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) calcula que a categoria reúna hoje no Brasil 420 mil profissionais Ativos e 73 mil organizações contábeis, distribuídas em diversos estados.

Entre as principais mudanças ocorridas nesse setor, conforme o CFC, está a adoção das Normas Internacionais da Contabilidade, sua tradução, interpretação e convergência aos padrões internacionais. Todas as instituições do setor deverão repassar, ainda este ano, o conteúdo dessas normas, para que sejam definitivamente implementadas.

A instituição destaca ainda os avanços tecnológicos, principalmente no que diz respeito ao chamado Extensible Business Reporting Language (XBRL) e o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). A adoção do XBRL deverá trazer vantagens em relação a métodos de relatórios tradicionais, decorrentes do fato de que a informação, uma vez produzida e representada nesse formato, pode ser reutilizada muitas vezes sem manipulação ou distorção.

Já o chamado SPED é uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato específico e padronizado. Funciona como um software a ser disponibilizado pela Receita Federal para todas as empresas, que deverão enviar ao governo informações fiscais, contábeis e previdenciárias, bem como livros fiscais, comerciais e demonstrações contábeis.

Fonte: Correio Braziliense

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog