Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Ferramenta ajuda investidor a identificar oportunidades

Notícias

Objetivo é auxiliar possíveis investidores a identificar que atividades e quais municípios paulistas apresentam condições diferenciadas e favoráveis

Ali Hassan*

São Paulo - O governo do Estado de São Paulo lançou na manhã desta segunda-feira (10) o Potencialidades SP, ferramenta on-line de análise de potencialidades econômicas regionais do estado. O objetivo é auxiliar possíveis investidores a identificar que atividades e quais municípios paulistas apresentam condições diferenciadas e favoráveis para a instalação de novas empresas na região. A ferramenta pode ser conferida no site da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - Investe SP no endereço www.investe.sp.gov.br/potencialidades.

"O sistema é um instrumento para trazer investidores do Brasil e de outros países para o Estado de São Paulo. Ele também permite clareza nas informações para uma postura ativa do governo no desenvolvimento das condições de atratividade da economia", ressaltou o governador Alberto Goldman.

Uma ferramenta semelhante ao Potencialidades SP é a Bússola Sebrae (http://www.sebrae.com.br/customizado/bussola-sebrae), do Sebrae, uma solução que integra dados geográficos (mapas digitais) a dados geodemográficos, permitindo que o usuário faça um estudo de geomarketing de qualquer lugar conectado à Internet, acessando as informações por meio de login e senha.

Em São Paulo, os dados são coletados de fontes do governo e do setor produtivo. O sistema é capaz de combinar os interesses dos empreendedores relacionados à infraestrutura logística e energética, recursos naturais, capital intelectual, meio-ambiente e configurações do município, além de gerar relatórios que detalham a viabilidade das atividades econômicas nessas cidades.

“ O empreendedor pode visualizar toda a cadeia produtiva na qual ele tem interesse. A ferramenta trará informações sobre a necessidade real de quem quer investir. Os produtos e soluções do Sebrae em São Paulo terão um papel importante na capacitação dos empreendedores de pequenos negócios para uma completa integração nesse ambiente de negócios”, afirmou o superintendente da instituição, Ricardo Tortorella, na cerimônia de lançamento no Palácio dos Bandeirantes.

Os relatórios do Potencialidades SP utilizam mapas interativos e infográficos com uma escala de potencialidade (maior, menor e intermediária) para facilitar o entendimento do usuário sobre os dados técnicos. O empreendedor pode, por exemplo, identificar por meio do sistema quais municípios contam com incentivos fiscais e restrições ambientais para a implantação de empresas; quais as principais demandas para o desenvolvimento de determinada cidade; e quais regiões do estado são mais ou menos atrativas para a atividade de interesse do empreendedor.

O Projeto de Potencialidades Regionais / Sistema de Informações para Investidores foi desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas para a Agência Investe São Paulo, a pedido das Secretarias estaduais da Fazenda, Desenvolvimento, e Economia e Planejamento, além da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e da Imprensa Oficial.

A Investe São Paulo será responsável pela divulgação do Potencialidades SP para investidores, no atendimento aos usuários do sistema e pelo esclarecimento de dúvidas sobre a metodologia e os resultados obtidos.

Bússola

A Bússola Sebrae é um produto que auxilia na análise de mercado do empreendimento que se deseja pesquisar, indicando a localização sócio-demográfica do público potencial, a localização geográfica dos concorrentes e dos fornecedores.

A Bússola utiliza seis diferentes bases de dados como fonte de informação para geração de relatórios e mapas. O software agrupa todas as informações seguindo o critério de localização do empreendimento (endereço). Esse trabalho é chamado de geomarketing e consiste em associar informações de mercado ao território ou espaço ocupado por uma empresa.

Os dados são extraídos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Banco Central do Brasil; Fundação Getúlio Vargas (FGV); Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese); e Multiespectral – fornecedor privado de mapas digitais.

A Bússola Sebrae reúne informações sobre mais de 126 milhões de pessoas, 5,3 milhões de empresas e 1.061 municípios em todo o Brasil.

*Colaborou Beth Matias, da Agência Sebrae de Notícias

Serviço
Sebrae em São Paulo- (11) 3177-4846
Agência Sebrae de Notícias – (61) 2107-9110

www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog