Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fim de ano aumenta demanda por auditoria

Notícias

 

Preocupadas em acompanhar o Crescimento econômico do país e as oportunidades de negócios, as empresas cada vez mais recorrem aos auditores independentes para que esses avaliem as suas demonstrações financeiras. Com a chegada do final do ano, essa Demanda por auditores é ainda maior, já que é o período em que as empresas costumam examinar as contas, rever os gastos e as demonstrações financeiras. 

Segundo o Auditor e Diretor da Nexia Teixeira |Auditores, Adriano Rezende Thomé, o momento é favorável a todas as partes envolvidas. “Os auditores ganham pelo aumento dos Serviçosprestados, as empresas aumentam suas oportunidades de negócios, e os credores e acionistas se asseguram de que as posições patrimonial e financeira das empresas serão examinadas por profissionais independentes e imparciais”, conta. 

 

O auditor explica que, no decorrer do ano, as contratações de Auditoria ocorrem, em sua maioria, por empresas em que os Serviços de Auditoria são exigidos por órgãos reguladores, como empresas do ramo de planos de saúde, seguradoras, bancos, companhias de Capital aberto, entre outras, e estas devem prestar informações intermediárias auditadas. Para as empresas não obrigadas a prestarem esses dados intermediários, essa contratação é mais comum no fim do ano, para, por exemplo, examinar contas, oferecer maior transparência nos seus números, pleitear empréstimos e financiamentos, entre outros. 

 

“Muitas indústrias e outros segmentos com estoques elevados registrados nos balanços devem ter o inventário físico deste ativo auditado, e, geralmente, esses inventários são realizados no final do ano. Se o inventário físico dos estoques não for acompanho por auditores, as empresas correm sério Risco de terem seus balanços ressalvados”, explica Thomé. 

 

Outra Demanda bastante requerida por empresas é a terceirização da Auditoria interna. Segundo o auditor, a principal vantagem de se terceirizar estes serviços, está no fato de que os acionistas e proprietários não têm condições de estar atentos a todas as áreas da empresa e, dessa forma, eles podem contratar serviço de Auditoria interna em etapas operacionais, como nos processos produtivos, financeiros, de controles internos, entre outros. 

 

Para as empresas interessadas em resguardarem suas demonstrações financeiras por meio de auditoria, o auditor aconselha que, com o término do ano, as empresas não deixem para contratar Serviços de Auditoria de última hora ou, pois os profissionais ficam sem datas disponíveis para atender novas demandas, e os honorários tendem a ficar mais elevados em virtude da lei da Oferta e da procura.

 

Fonte: Revista Fator

Nenhum comentário:

Postar um comentário