Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ordem de contabilistas é fundamental para auditoria

Notícias

 

O presidente da empresa de consultoria e Auditoria KPMG, José Luís Silva, considerou hoje, em Luanda, fundamental a institucionalização da “Ordem dos Contabilistas de Angola” para a profissionalização dos técnicos de Auditoria financeira.

 

Em entrevista à Angop, o gestor lembrou existir já uma comissão instaladora da ordem de contabilistas, que criará condições para a existência efectiva da ordem, instituição que vai procurar regulamentar a profissionalização da própria actividade de auditoria.

 

Segundo José Luís Silva, a ordem permitirá garantir que só exerce a profissão quem tem condições técnicas para a exercer. “Hoje eu não tenho capacidade para ser visto como um especialista quando há no mercado pessoas que exercem a actividade sem o ser”, desabafou.

 

Salientou a necessidade da organização da própria actividade de auditoria, porque, desta forma, vai melhorar significativamente como a profissão é vista no mercado angolano, onde há ainda pouca cultura em relação ao procura deste serviço.

 

“Esta comissão instaladora da ordem, para nós, vai ser o passo decisivo para que a Auditoriaentre num estágio de evolução diferente daquilo que se vive actualmente”, observou.

 

Relativamente à falta de cultura por parte de algumas empresas em fazer recurso aos auditores, José Luís Silva enfatizou que muitas firmas ainda não entenderam as vantagens que Auditoriaproporciona para a boa saúde financeira das organizações.

 

De acordo com o especialista, para uma determinada empresa estar em condições de beneficiar de uma Auditoria tem que ter um modelo de organização completamente diferenciado, facto que ainda não acontece em muitas organizações empresariais, porque ainda não sentiram esta necessidade.

 

“Ainda temos uma Economia informal que vê na Auditoria uma ameaça. Por outro lado, quando o meu negócio cresce e se multiplica de forma rentável, não sinto nenhuma pressão senão crescer, crescer”, frisou. 

 

Fonte: Angola Press

Classe Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário