Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Setor público dá início à convergência contábil

Notícias


Com o Sistema Federal de Contabilidade, o governo do País dá os seus primeiros passos no processo de convergência aos padrões internacionais com a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Decreto nº 6.976. “Os demonstrativos contábeis do setor público alinhado com as normas brasileiras trazem a este atual momento uma sinergia entre um órgão de classe e o governo", afirmou o coordenador-geral de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) iniciou o movimento no setor privado ao instituir, em 2007, o Comitê Gestor de Convergência. O grupo nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio da reforma contábil e de Auditoria que resultasse em uma maior transparência das informações financeiras e no aprimoramento das práticas profissionais, dos setores privado e público.

Para Feijó, o governo pegou carona nesta operação e atentou para a necessidade da adequação contábil. “O presidente está agora finalizando o processo para que o setor público busque a convergência aos padrões internacionais, visando editar normativos e adotar procedimentos viáveis à Economia pública".

De acordo com Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do CFC, este é um marco para o País: “A portaria do Ministério da Fazenda deu início ao processo que permite que o setor público se adéque às normas internacionais e se encaminhe para a transparência de que a contabilidade mundial necessita”, comemora.

Fonte: Financial Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário