Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CRC SP homenageia melhores alunos

CRC SP homenageia melhores alunos

 

Alunos que se destacaram nos cursos de Ciências Contábeis e de Técnico em Contabilidade foram agraciados com o Diploma de Mérito 2010, oferecido pelo CRC SP. O patrono deste ano foi o Contador José Geraldo de Mattos Barros. A cerimônia de entrega aconteceu no dia 16 de dezembro de 2010, no auditório da Universidade São Judas Tadeu.

A mesa de trabalhos foi composta pelo presidente do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento; pela irmã do patrono, Maria Célia de Barros Tieri; pelo presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo) e da Aescon-SP (Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo), José Maria Chapina Alcazar; pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), Sergio Prado de Mello; pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade São Judas Tadeu, João Miguel Caparroz; pelo vice-presidente da Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo), José de Souza, que representou o presidente da entidade, Almir da Silva Mota, e pelo coordenador da Câmara de Governança Corporativa do Ibracon – 5ª Seção Regional, Marco Antônio Muzilli, que representava o presidente, Walter Arnaldo Andreoli.

Em nome das Entidades Congraçadas, Chapina discursou para os alunos homenageados. Ele explicou sobre a atuação de cada entidade e destacou a importância dos Contabilistas para os negócios. “Nossa nobre profissão está para o empreendedorismo assim como o médico está para a saúde”.

O presidente do CRC SP na gestão 2008-2009, Sergio Prado de Mello, falou sobre o “colega Barrinhos”, patrono do Diploma em 2010. Os dois tiveram a oportunidade de trabalhar juntos quando Sergio Prado era superintendente do CRC SP e José Geraldo, presidente da entidade. “Ele era um homem de caráter firme e muito meticuloso”, contou.

Aos recém-formados, Sergio Prado enfatizou o papel do Diploma na carreira. “Este certificado engrandece o currículo de vocês. Ao mesmo tempo, ele aumenta a responsabilidade, pois vocês devem corresponder à retidão de seu patrono”.

Foi exibido um vídeo sobre a vida de José Geraldo de Mattos Barros, com declarações de colegas e familiares.

A irmã de José Geraldo emocionou-se com a homenagem. “Quero agradecer a todos os que escolheram meu irmão como patrono desta brilhante turma. Espero que vocês, formandos, sigam a profissão com amor e dedicação, assim como meu irmão o fez”.

Homenageados

O bacharel em Ciências Contábeis Rafael Lourenço da Silva, melhor estudante do curso da Faculdade Flamingo, teve contato com a Contabilidade por meio do Projeto Cidadão. “Quando tinha 17 anos, fiz um curso básico e gostei bastante. Por isso escolhi Ciências Contábeis e já estou planejando uma pós-graduação em Controladoria.” Feliz com a homenagem, Rafael falou sobre o papel do Diploma de Mérito para quem está começando na carreira. “Não tem preço. É um diferencial no mercado.”

A reação do Técnico em Contabilidade Fábio de Oliveira Quirino ao receber a notícia de que fora indicado como melhor aluno da turma do Senac de Itapetininga foi de surpresa. “Não acreditei quando o professor me ligou”. Produtor rural, Fábio integra o conselho fiscal de uma cooperativa de agronegócios em Itapetininga. “Meu contato com a Contabilidade começou no conselho. Decidi estudar para entender melhor os documentos que temos que analisar.”

Formada em Administração de Empresas, Shirley Rodrigues concluiu o curso Técnico em Contabilidade na Etec Zona Leste. “Queria uma aproximação com a área financeira e o curso de Contabilidade correspondeu às minhas expectativas. Penso em fazer uma pós-graduação em Controladoria”, contou. Shirley também quer investir em sua formação estudando idiomas e se aperfeiçoando na área tributária. Sobre a homenagem ela acredita que foi um reconhecimento pelo esforço durante o curso. “Ao elaborar meu TCC, escolhi o tema da Nota Fiscal Eletrônica, que é atual, e fui fazer pesquisa de campo. Meu trabalho foi eleito o melhor projeto da escola”, disse.

A homenagem

A entrega do Diploma de Mérito começou em 1984 para comemorar o centenário de nascimento do Contabilista Francisco D’Áuria. No ano seguinte, tornou-se permanente tendo sempre como patrono um Contabilista já falecido que se destacou na profissão.

O Diploma foi instituído para incentivar a dedicação aos estudos, permitindo o aprimoramento técnico-profissional dos estudantes. Ao mesmo tempo, é uma forma de homenagear ilustres Contabilistas que se dedicaram à profissão e estimular que seus bons exemplos sejam seguidos.

Os alunos são indicados pelas instituições de ensino, por meio do Portal do CRC SP. Os formandos recebem, além do Diploma, uma placa alusiva à homenagem.

Presenças

Compareceram à cerimônia e também entregaram Diplomas os vice- presidentes Gildo Freire de Araujo (Desenvolvimento Profissional), Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho (Registro), os conselheiros do CRC SP José Joaquim Boarin, Neusa Prone Teixeira da Silva, Nobuya Yomura, Adilson Luizão e Oswaldo Pereira e os delegados regionais Lilian Ricci Ghizzi (Campinas) e Marcelo Benedito de Souza da Silva (Sorocaba) e a delegada do Conselho no Guarujá, Cláudia de Moura Vassão.

Confira a galeria de fotos.

Fonte: CRC-SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog