Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Em parceria com CNPq, Sebrae investe R$ 42,9 milhões para formar agentes de inovação

Notícias

Jovens recém-formados serão selecionados e receberão treinamento para atuar como Agentes Locais de Inovação em pequenas empresas

Kátia Paiva

Brasília –  O Sebrae e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinam nesta quarta-feira (15), às 11h30, na sede do Sebrae, em Brasília, um Convênio de Cooperação Técnica e Financeira para disponibilizar bolsas de extensão aos candidatos que pretendem atuar como Agentes Locais de Inovação (ALI). A solenidade conta com a presença dos presidentes do Sebrae, Paulo Okamotto, e do CNPq, Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, além do diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.  

Os recursos, que também são destinados aos orientadores dos ALI, somam R$ 42,936 milhões e são provenientes do Sebrae. A iniciativa vale para o triênio 2011/2013 e tem como objetivo implementar 1.080 bolsas para candidatos a Agentes Locais de Inovação (ALI). Com essas bolsas, será possível atender anualmente cerca de 12 mil novas empresas de pequeno porte, por meio de 12 projetos do Programa Agentes Locais de Inovação, que contarão com 240 bolsistas.

O Programa Agentes Locais de Inovação prevê o atendimento personalizado às micro e pequenas empresas (MPE) orientado para a promoção de soluções que estimulem a prática da inovação. O agentes são profissionais recém-formados (até três anos) em nível superior e capacitados para atuar na sensibilização de empresários na busca de soluções inovadoras. Eles incentivam a aproximação das empresas com provedores de soluções que ofereçam respostas às  demandas das MPE.

O trabalho desenvolvido pelos agentes se divide em cinco etapas: sensibilização, adesão, diagnóstico, plano de trabalho e grau de mensuração. No primeiro momento, é realizada uma palestra para os empresários sobre o tema. Os workshops de inovação se tornaram mais uma ferramenta de aproximação com os empresários.

Após a sensibilização, os interessados em aderir ao programa recebem a visita do ALI, que prepara um diagnóstico de inovação e sugere o que pode ser melhorado. Ele também atua como articulador junto a instituições que podem suprir demandas do negócio. A empresa é acompanhada pelo agente durante dois anos.

Neste ano, o programa está sendo operacionalizado em 19 estados, por meio de 372 agentes, que até o mês de novembro sensibilizaram 17.156 empresas, sendo que 8.096 já aderiram ao Programa e, destas, 6.125 tiveram o seu diagnóstico realizado. O numero de empresas que receberam a devolutiva do diagnóstico foi de 4.904, e 3.854 já iniciaram o plano de trabalho com o objetivo de tornar-se uma empresa inovadora.

Serviço:
Sebrae - SGAS 604/605, módulos 30 e 31, Asa Sul, Brasília/DF
Às 11h30
Agência Sebrae de Notícias (61) 3243-7851, 3243-7852, 8118-9821 ou 9977-9529
www.agenciasebrae.com.br
Assessoria de Imprensa - Alessandro Soares -  
(61) 9977 9529 / 9929 5251

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog