Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Nota fiscal de produtos e serviços deve conter os impostos pagos

Notícias

 

Você sabe quantos impostos municipais, estaduais e federais incidem nos produtos e Serviços que você compra? Para sanar esta e outras dúvidas a deputada Luciane Bezerra (PSB) apresentou um projeto de lei que prevê a obrigatoriedade de incluir em documentos fiscais o demonstrativo dos valores dos tributos que incidem sobre a mercadoria ou serviço.


Segundo o texto do projeto, a apuração do valor dos tributos incidentes será feita em produto ou serviço, separadamente e serão relacionadas em percentuais sobre o Preço final do produto. Caso o comerciante prefira disponibilizar as informações no estabelecimento, ou por meio eletrônico, deve ser feito em ambiente visível e acessível.


Os impostos que devem ser relacionados nos documentos fiscais são: Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS); Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS); Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF); Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR);Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); Contribuição Social para o Programa de Integração Social (PIS) e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) – (PIS/ Pasep e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). E Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível (Cide).

 

De acordo com o Impostômetro da ACSP (Associação do Comércio de São Paulo) entre 2009 e 2010 os governos federal, estaduais e municipais arrecadaram pelo menos R$ 1 trilhão em impostos no país.

 

A deputada defende ainda que o cidadão saiba quanto de imposto paga em tudo que compra até para constatar e cobrar dos poderes oferta, atendimento e qualidade dos Serviços públicos.

 

“Hoje temos que pagar 74 diferentes tipos de impostos quase todos os dias e das diferentes formas na compra de supermercado até o abastecimento de combustível. Com esta informação a população terá mais clareza sobre a alta Carga Tributária praticada pelos governos e exigida aos empresários”, revelou.

Fonte: O Documento

Classe Contábil

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog