Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Persistência é a palavra chave para vencer, diz Gabriel O Pensador

Notícias

Em conversa com a Agência Sebrae de Notícias/MG, o cantor e compositor fala sobre sua carreira, o mercado cultural no País e novas tecnologias para divulgação da arte

Simone Guedes

Belo Horizonte - Um dos mais populares e criativos artistas do pop nacional, o cantor e compositor Gabriel O Pensador fala numa entrevista exclusiva para a Agência Sebrae de Notícias de Minas Gerais sobre carreira, dificuldades do mercado cultural e das vantagens das mídias sociais para o setor. Ele aproveita a conversa para dar dicas a quem está começando a carreira.

Agência Sebrae de Notícias-MG – Como teve início sua carreira?

Gabriel O Pensador – Comecei a cantar de forma independente, tentando um espaço para mostrar minhas letras no palco, na festa, na faculdade. Acabei lançando uma música numa rádio do Rio de Janeiro em protesto à corrupção. Não tinha gravadora nem empresário, mas consegui fazer um barulho. A música foi censurada e tive que procurar a imprensa para divulgar meu trabalho. Consegui. A música ficou em primeiro lugar em várias rádios e depois de alguns meses consegui uma gravadora, que lançou meu primeiro disco.

ASN-MG - Você disse em uma entrevista que gostaria de ser jornalista. Hoje, no Brasil, o artista consegue sobreviver com o que faz?

GOP - Depende. Qualquer profissão tem altos e baixos. Há profissionais que conseguem mais retorno financeiro do que outros. Na música também é assim. Mas dá para sobreviver trabalhando bastante. Tenho vários amigos que são músicos independentes e que não têm uma história de sucesso, mas conseguem ir levando, fazendo o que gostam.

ASN-MG - Qual é o cenário do mercado cultural do Brasil?

GOP - É de muita criatividade, concorrência, variedade de estilos e demandas do público. É um mercado fértil, só que na hora de transformar a música num produto para distribuição ainda é muito difícil. É complicado encontrar uma gravadora e empresas para bancar o seu trabalho devido à concorrência e à crise que há alguns anos vem afetando a indústria fonográfica. Porém, existem caminhos alternativos como internet e shows, que podem ser feitos mesmo não havendo uma gravadora por trás.

ASN-MG - Com a globalização e a evolução das mídias sociais quais são as vantagens e desvantagens para o setor?

GOP - A desvantagem é a questão autoral e os direitos que se perdem no download. A vantagem é a liberdade de divulgar o trabalho e a facilidade tecnológica para se gravar um disco ou até fazer um clip. Se a pessoa tem um trabalho bom, é criativa e faz bem feito, tem chances de aparecer com pouco investimento.

ASN-MG - Quais as dicas para quem está entra neste mercado?

GOP - Persistência é a palavra-chave para quem quer vencer. Quando a gente é muito jovem e faz as primeiras músicas, acha que está tudo muito bom. O artista precisa ter muito cuidado com isso porque a autocrítica é importante. Acho que temos de ser perfeccionistas e tentar melhorar sempre.

Serviço:
Assessoria de Imprensa do Sebrae-MG
(31) 3379-9275 / 9276

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog