Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Encontro internacional em Balneário Camboriú debate a nova contabilidade das empresas brasileiras

Notícias

 

M. Quartiero

Nesta quinta e sexta-feira, Balneário Camboriú sedia o XXIII Seminário Internacional dos Países Latinos Europa - América (Cilea). Profissionais e empresários ligados às classes contábil, econômica e administrativa, do Brasil e de mais 17 países, irão discutir e analisar os efeitos da adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS) e sua aplicação nas pequenas e médias empresas. O encontro, que acontece no Hotel Mercure, é uma promoção conjunta do Comitê de Integração Latino Europa - América (Cilea), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC).

O Cilea foi criado em Buenos Aires, em 1997, e possui sede e secretaria permanentes na Itália. A entidade agrupa organismos que representam os contabilistas de países de língua latina e tem como missão favorecer uma comunicação eficaz entre eles, com o objetivo de harmonizar as profissões econômica e contábil dentro do processo de globalização.

A abertura do evento, às 9h30min desta quinta-feira, contará com uma palestra do secretário executivo do Ministério da Fazenda e ministro da Previdência Social, no governo Lula, o contador Nelson Machado, que atualmente integra o Grupo de Estudo das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica do Setor Público. Ele abordará o tema  "Sistema de Custos do Setor Público: a Experiência Brasileira".

Nelson Machado

Foto: José Cruz/Agência Brasil


Durante os dois dias do encontro, está prevista a realização de vários painéis, com representantes de diversos países. Na quinta-feira (21), após a palestra de abertura, serão debatidos dois importantes temas: o "Impacto das Normas Internacionais de Contabilidade no Sistema Tributário dos Países que Compõem o CILEA" e "Normas Internacionais para Pequenas e Médias Empresas", este último com a coordenação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Sergio Faraco.

Já na sexta-feira acontecem os painéis "Tecnologias Disponíveis para a Segurança das Informações Contábeis (Governança em TI)" e "Melhores Práticas de Sustentabilidade Econômica e Socioambiental nas Organizações".

Para os auditores, a participação no evento garante seis pontos no programa de Educação Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Saiba mais

Hoje o CILEA reúne 25 organismos profissionais de 18 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia , Costa Rica, Cuba, Chile, Espanha, França, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Romênia, Uruguai e Venezuela.

Fonte: CFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog