Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CRC's investem em formação continuada

Notícias

O decreto-lei 12.249/2010 estabelece como atribuição do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) a regulamentação dos programas de educação continuada para o profissional de contabilidade, visto que as constantes mudanças na legislação e o rápido avanço tecnológico exigem permanente reciclagem dos conhecimentos. Pensando nisso, Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC's), órgãos subordinados ao CFC, vêm assumindo a responsabilidade de promover a capacitação da categoria.

Em entrevista ao Portal da Classe Contábil, o presidente do CRC de São Paulo, Domingos Orestes Chiomento, afirma que os Conselhos devem atuar como complemento às faculdades e oferecer treinamentos dentro das necessidades do mercado. “Além de palestras periódicas,
cursos e seminários, o site do CRC-SP permite consultar a legislação e uma vasta biblioteca de interesse do contador. A TV CRC-SP tem sido grande aliada na formação continuada”, declara. Até dezembro de 2010, 50.000 profissionais e estudantes deve participar dos programas de formação continuada só no estado de São Paulo.

A formação continuada, segundo Chiomento, é possível através da constante aproximação entre entidades e associados. “Aproximação esta que tem ocorrido graças ao advento da informática e da tecnologia”, enfatiza.

Para contribuir com a formação de seus associados, o CRC da Bahia, em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade e a Fundação Brasileira de Contabilidade, realiza periodicamente cursos, seminários, palestras, videoconferências e encontros. Na opinião da presidente do CRC-BA, Maria Constança, a instituição tem papel fundamental na formação inicial e continuada do contabilista. “O órgão de classe tem como obrigação a tarefa de levar aos contabilistas toda a orientação necessária para o exercício responsável e eficiente da profissão”, diz.

Só em 2010, cerca de 4 mil profissionais e estudantes participaram dos eventos de educação continuada promovidos pelo CRC BA. A estimativa é que até 2011 sejam realizados novos eventos da mesma natureza, beneficiando, aproximadamente, mais 10 mil pessoas.

Projetos como esses vêm sendo desenvolvidos por CRC's em todo o país. Para a contadora cearense recém formada, Aretha Soares (25), por exemplo, os cursos e palestras oferecidas pelo CRC foram indispensáveis na sua formação. “Participar dessas capacitações me ajudou a associar a teoria vista em sala de aula à realidade do mercado e ao dia a dia do profissional”, afirma. No entanto, Aretha faz questão de frisar que ainda há um distanciamento entre CRC's e estudantes.

 

Links Úteis:
CFC
CRC Bahia

CRC São Paulo
TV CRC São Paulo

 

Por Tiago Vieira

Fonte: Classe Contábil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog