Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pesquisa do CIEE mostra importância do estágio

Notícias

Da Redação

Júnior Santos
Júnior Santos

O CIEE no Rio Grande do Norte atualmente tem 33 vagas disponíveis, no Estado, sendo 27 para estagiários e seis para aprendizes

Pesquisa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) revela que 65% dos estagiários das empresas brasileiras acabam contratados. O dado mostra bem a importância do estágio para a inserção profissional dos estudantes. É uma etapa indispensável da formação profissional, que complementa os estudos teóricos e acadêmicos e apresenta ao jovem a realidade do mercado, preparando-o para iniciar a profissão já com um mínimo de experiência. Instituições como o CIEE e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) intermediam a seleção e recrutamento dos estagiários a partir das vagas disponibilizadas pelo mercado, exercendo papel fundamental para unir oferta e demanda.

O CIEE oferece principalmente vagas para estagiários e aprendizes. "Há empresas que utilizam o programa de estágio para selecionar trainees, colocando os estudantes que já estão no meio dos cursos em contato com o mercado de trabalho. Normalmente os estagiários que se destacam são contratados", afirma Vitória. Ela mesma iniciou sua vida profissional como estagiária de uma grande empresa do ramo de bebidas. De acordo com Fernandes, entre os principais setores empresariais que costumam trabalhar com estudantes e recém-formados estão os bancos, empresas de engenharia civil, administração, eletrotécnica, informática, edificações e arquitetura. "Há boas chances tanto para estagiários de nível médio quanto de nível superior", explica.

No próprio CIEE, o estudante de Administração de Empresas Nilberg Alcântara, 23 anos, dá o exemplo. "Entrei no Centro como estagiário, atuando nas áreas de atendimento, cadastro e arquivo. A partir do desenvolvimento do meu trabalho, passei a exercer outras atividades mais complexas e fui contratado como auxiliar administrativo, antes mesmo de ter concluído o curso", conta. Ele está no nono período e só se forma daqui a um ano. "Hoje é importante que o estudante faça o estágio, mas ele deve procurar ir além disso e ser contratado ainda durante o curso. Assim, com a formatura, poderá crescer mais rapidamente", orienta.

Oportunidade

É nisso que pensa Isabella Monteiro, 22 anos. Ontem pela manhã, ela compareceu ao CIEE, pela primeira vez, para se cadastrar e concorrer a vagas de estágio na indústria petrolífera. "Faço o curso técnico de Petróleo e Gás no IFRN e pretendo estagiar em empresas terceirizadas que atuam com perfuração e completação (instalação dos equipamentos antes de o poço começar a produzir)", explica. Enquanto isso, fica atenta aos concursos da Petrobras. "Quem não estagia tem muito mais dificuldades de conseguir emprego, pois fica sem referência. Além de tudo, meu curso exige o estágio para o estudante poder ter o diploma", diz. Ela já é formada em Biologia, mas decidiu enveredar pela área técnica devido à grande exigência de pós-graduação para atuar no seu curso de origem.

Para se cadastrar no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em Natal, os interessados devem comparecer à sede da entidade, na rua Floriano Peixoto, 612, das 8h às 17h30. Mais informações pelo telefone (84) 3089-7700, disponível no mesmo horário. Para o estudante, o site www.ciee.org.br tem diversas informações relativas a vagas, cursos à distância, capacitação profissional gratuita, currículos, oficinas e cursos. A página também é útil para as empresas, mostrando, por exemplo, como se associar ao Centro em busca de jovens talentos.

IEL ajuda na seleção e colocação de estagiários

Outra entidade que intermedia a relação entre empresas e estagiários é o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ligado à Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). O IEL ajuda na seleção, orientação, acompanhamento e colocação de estagiários e bolsistas, atuando também em áreas como educação empresarial, gestão da inovação e empreendedorismo. Para fazer parte do "Banco de Talentos" do IEL, basta entrar em contato com a sede da entidade ou se cadastrar via internet,  no site www.iel.org.br. É necessário apresentar Carteira de Identidade, CPF e Declaração de escolaridade.

Para o Rio Grande do Norte, o site www.rn.iel.org.br é atualizado todos os dias e traz as oportunidades de estágio em Natal e Mossoró. Atualmente, são 19  vagas na capital, em áreas como administração, biblioteconomia, ciências da computação, engenharia civil e de produção, letras, marketing, secretariado, administração, enfermagem e turismo. O IEL-Natal fica na avenida Senador Salgado Filho, 2860 - 6o Andar - Lagoa Nova, telefones (84) 3204-6251/6284/6253. Já para Mossoró, são 13 vagas abertas, incluindo os cursos de engenharia mecânica, letras, pedagogia e técnico em automação industrial, saneamento básico, eletrotécnica e mecânica. No Brasil inteiro, o IEL oferece atualmente mais de 4 mil vagas.

Na visão do IEL, o estágio bem-feito é o primeiro passo de uma carreira de sucesso. E para isso se tornar realidade, além do cadastro nas entidades de intermediação,  existem algumas regras básicas que aumentam as chances do candidato. A apresentação pessoal é primordial. Todos devem vestir-se com sobriedade. Asseio e cuidados pessoais com a barba, cabelos e maquiagem bem cuidados somam pontos na sua primeira impressão. Mulheres não devem usar roupas decotadas ou transparentes, e os homens não podem usar bermudas, blusas de times de futebol e/ou bonés na hora da entrevista.

O IEL lembra que o profissional deve saber trabalhar em equipe, mostrar comprometimento e produtividade no trabalho. Manter a qualidade e o cumprir os prazos é essencial, bem como desenvolver a liderança, a leitura da realidade e a projeção de cenários. Propor soluções para os problemas da empresa e ter domínio básico de tecnologias de comunicação e informação é importante, bem como ser proativo, comunicativo e participativo. Gírias e linguagem muito rebuscada devem ser evitadas. Respeite sempre as pessoas com quem pretende trabalhar, mostrando sempre boa vontade, e seja cordial com todos os profissionais da empresa.

Publicidade

Fonte: Tribuna do Norte – RN

Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog