Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

2º Encontro dos Estudantes de Contabilidade teve 5 mil participantes

Notícias

 

 

 

Chiomento saúda os 5 mil estudantes.

 

 

 

 

Luiz Fernando e Niveson bateram um bolão.

 

 

 

 

Prof. Marion falou sobre a importância da profissão no mercado.

 

 

 

 

Jô Furlan motivou e divertiu a plateia.

 

 

 

 

Alex Sandro e Marcelo encerram o Encontro em grande estilo.

 

 

 

 

Comissão CRC SP Jovem comemora o sucesso do evento.

O CRC SP realizou o 2º Encontro de Estudantes de Contabilidade do Estado de São Paulo, o maior evento de Contabilidade do Brasil, no dia 16 de outubro de 2010. Também chamado de Encontro de Gigantes, o evento reuniu 5 mil estudantes da área contábil, na Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo.

O presidente do Conselho, Domingos Orestes Chiomento, deu as boas-vindas aos estudantes e professores. O presidente traçou um panorama do atual cenário da Contabilidade com a implementação das Normas Internacionais de Contabilidade no País.

“Participamos do Congresso do CReCER (Contabilidade e Responsabilidade para o Crescimento Econômico Regional), realizado este ano no Panamá, e pudemos constatar que o Brasil está avançado na adoção das IFRS em relação aos outros países das Américas”, disse.

Chiomento destacou a valorização do Contabilista trazida pela lei nº 12.249/10 e o aquecimento do mercado, que busca bons profissionais. “Portanto, aproveitem momentos como este e retenham o conhecimento”.

Exame de Suficiência

O vice-presidente de Administração e Finanças do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, e o vice-coordenador da Comissão CRC SP Jovem, Niveson da Costa Garcia, abriram as palestras com o tema “Exame de Suficiência: risco ou oportunidade?”.

Realizando, literalmente, um bate-bola, eles passaram aos estudantes todas as informações e esclareceram dúvidas sobre o Exame, que passa a ser obrigatório para registro em CRC a partir do dia 1º de novembro de 2010.

A data da primeira prova está marcada para 29 de março de 2011. O Exame terá 50 questões objetivas de múltipla escolha, com a possibilidade de serem incluídas perguntas dissertativas, e será realizado semestralmente e a segunda edição será, provavelmente, em setembro de 2011.

Eles levantaram a bola das vantagens da aplicação do Exame de Suficiência, como a comprovação dos conhecimentos mínimos que um profissional precisa ter para atuar como Contabilista. Ao contribuir para a melhoria do ensino, pois as faculdades e escolas técnicas buscarão oferecer cursos de qualidade para garantir bons índices de aprovação entre seus alunos, o Exame permite a valorização da profissão e do profissional

Sobre o conteúdo, “não existem matérias difíceis. É preciso empenho”, avaliou Luiz Fernando.

Profissão do momento

Em seguida, o professor doutor José Carlos Marion deu uma aula sobre “Contabilidade: desafios e oportunidades de uma profissão fascinante”. Ele começou apresentando pontos que tornam a Contabilidade a profissão que tem a melhor relação entre custo e benefício.

O crescimento da economia é favorável aos Contabilistas, pois gera ainda mais empregos. Marion enfatizou que não é apenas no Brasil que faltam profissionais qualificados para trabalharem na área contábil. “A escassez de Contabilistas ocorre em todo o mundo e provoca a importação de talentos”, disse.

Além de ser uma área sem preconceito de idade, há diversas opções de especialização. “Há estudos que apontam até 50 especializações no mercado de trabalho, que são de uso exclusivo dos Contabilistas”, afirmou Marion.

Com a adoção nas Normas Internacionais de Contabilidade pela área pública, abre-se um vasto campo de trabalho para os Contabilistas. “Outro aspecto positivo é que, com a adoção das IFRS na Contabilidade Pública, haverá uma drástica diminuição da corrupção no Brasil”, contou.

Na área acadêmica, também houve desenvolvimento. Marion contou que o curso de Ciências Contábeis foi o que mais cresceu no Brasil nos últimos anos.

Inteligência do sucesso

O médico Jô Furlan encerrou a rodada de palestras com o tema “A Inteligência de quem faz acontecer”. Com muito bom humor, ele falou sobre atitudes que as pessoas devem ter para levar uma vida mais feliz e alcançar os objetivos que traçaram para suas vidas.

Explicando a “inteligência do sucesso”, Jô definiu inteligência como a capacidade de tomar decisões para atingir uma meta e sucesso significa atingir o objetivo estabelecido.

Tanto na vida pessoal, quanto na profissional, é preciso ter comprometimento e dedicação. Para o médico, é fundamental assumir responsabilidades e buscar vencer os obstáculos que surgem. “Não existe realização sem superação”, ressaltou.

Opinião dos alunos

A aluna do último semestre de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera de Taubaté Isabel Cristina Paiva de Souza Moreira Santos contou que participou também do 1º Encontro dos Estudantes de Contabilidade do Estado de São Paulo, realizado em 2008, em um circo.

Ela elogia a iniciativa. “Principalmente as palestras motivacionais que animam bastante e trazem lições para o lado pessoal e profissional”, disse.

Leandra Roberta Rios Alves está no último semestre do curso Técnico em Contabilidade da Etec de Cotia. “Esta foi a primeira vez que participei de um evento para estudantes. Valeu a pena! E sei que preciso estudar bastante para aprender e seguir uma carreira de sucesso.”

O estudante Edmar Fernando Formagio de Paulo está no segundo ano de Ciências Contábeis na UniSalesiano, de Araçatuba. “Escolhi o curso pela amplitude de opções no mercado de trabalho e as minhas expectativas estão sendo correspondidas.” Sobre o Encontro, Edmar acrescenta “saio daqui com minha autoestima profissional mais elevada e ainda mais apaixonado pela profissão”.

Show

Após as palestras, os estudantes assistiram à apresentação da dupla Alex Sandro e Marcelo, que tocaram sucessos de sertanejo universitário.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog