Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Distrito Federal tem 26 mil vagas de trabalho ociosas por falta de qualificação profissional

Notícias

Primeira convenção de empreendedorismo e emprego que ocorre nesta segunda-feira (4), em Brasília, vai ampliar informações sobre cursos profissionalizantes à disposição dos trabalhadores e incentivar a formalização via Empreendedor Individual

Dilma Tavares

Brasília - Conforme levantamento do Conselho do Trabalho do Distrito Federal, existem atualmente em Brasília e cidades satélites 26 mil vagas de trabalho ociosas abrangendo áreas que vão da construção civil à tecnologia e ao turismo. O principal motivo para que essas vagas de emprego continuem abertas é a falta de qualificação do trabalhador.

Enquanto isso há mais de 18,8 mil vagas de cursos de qualificação oferecidos por 14 entidades que atuam na área utilizando recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, do Ministério do Trabalho, por meio dos Planos Setoriais e de Qualificação (PlanSeQ) que integram o Plano Nacional de Qualificação (PNQ) do Ministério do Trabalho e Emprego. 

Para ampliar essas informações junto aos trabalhadores, a Federação dos Empreendedores do Brasil (Fenae) e a Secretaria de Estado do Trabalho do Distrito Federal, promovem nesta segunda-feira (4) a 1ª Convenção de Empreendedorismo, Emprego e Trabalho. O evento ocorre a partir das 8 horas no Centro de Eventos e Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e tem o apoio de órgãos e instituições como o Conselho do Trabalho do Distrito Federal e do Sebrae Distrito Federal.

A convenção reunirá entidades que atuam com qualificação de trabalhadores e órgãos governamentais e instituições financeiras oficiais, entidades de representação empresarial, além de trabalhadores e empreendedores por conta própria. A idéia é também aproveitar para levar orientação para trabalhadores que buscam um emprego e informação àqueles que querem abrir um negócio próprio por meio do Empreendedor Individual.

Haverá estandes do Sebrae com orientações voltadas especialmente para o público-alvo do Empreendedor Individual – figura jurídica que possibilita a formalização de empreendedores por conta própria, como doceiras e vendedores de churrasquinho, entre centenas de outras categorias.

Para o superintendente do Sebrae no Distrito Federal, José Carlos De Luca, trata-se de oportunidade para ampliar o incentivo à formalização. “O tema do encontro é de extrema importância, já que o empreendedorismo possibilita a realização dos sonhos de muita gente. São pessoas que mostram a outras que, independente dos obstáculos e dificuldades, os sonhos podem ser alcançados”.

“Nosso objetivo é integrar os órgãos que atuam na área e ampliar informação e orientação aos trabalhadores e empreendedores”, reforça Sebastião Théo, presidente do Conselho do Trabalho do Distrito Federal – órgão que supervisiona e fiscaliza a aplicação dos recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) via Planseqs. Um dos cursos oferecidos via Planseq, informa Théo, é voltado especificamente para o público do Empreendedor Individual.

Estão previstos entre os participantes, além de José Carlos De Luca e de Sebastião Théo, a presidente da Fenae, Alba Celia Evangelista, o secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Noleto, o secretário de Trabalho do Distrito Federal, Takane Kiyotsuka, o superintendente do Banco do Brasil no Distrito Federal, Gerônimo Paes Luna Filho, e o presidente da Fecomércio, Miguel Setembrino, além de dirigentes dos PlanSeQ no Distrito Federal. Na programação de palestras está o jornalista Caco Barcellos, da Rede Globo, que falará sobre Cidadania Empresarial, Empreendedorismo e Ação Social.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 8118-9821 e 2107-9106
www.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog