Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade

Notícias

 

Comunicação CFC

Palestra magna: uma lição de ética

A ética vai se construindo na percepção de que todas as pessoas estão em construção. Isso é o que nos permite enxergar verdadeiramente o outro, respeitar os seus limites e tratar com respeito e cuidado tanto quem nos é mais próximo como aqueles que encontramos ocasionalmente. Com essa mensagem, o educador Gabriel Chalita, escritor de mais de 50 livros, conseguiu conquistar e emocionar a plateia que lotou o auditório do Centrosul, em Florianópolis, na abertura do I Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, nesta quarta-feira à noite.

3

Para Chalita, é a ética que nos ensina a trabalhar o conceito de dúvida, ou seja, a ser capaz de questionar e procurar novas respostas. "Um contador que duvida não vai se revestir da arrogância", disse, destacando o papel e a função do profissional da Contabilidade. "É uma profissão extremamente humanista, pois, desde o início da civilização, cabe ao contador cuidar das pessoas, proteger aquilo que elas possuem, o seu patrimônio". Durante toda a sua palestra, Gabriel Chalita ressaltou a necessidade de se ter olhos para "ver" o outro, de cooperar e de preservar sentimentos: "O profissional pode e deve lutar por aquilo que acredita, mas com elegância, sem destruir quem, como ele, está no mercado", disse.

Ao citar a escritora Clarisse Lispector e o poeta português Fernando Pessoa, o educador reforçou a importância do "amar" e de que "tudo vale a pena, se a alma não é pequena".  "Assim como Clarice dizia que "se deixar de amar eu morro, antes de morrer", também Pessoa acreditava e defendia o "ser" inteiro, que não tem uma alma pequena", observou. Para os participantes do Luso-Brasileiro, Chalita deixou mais um recado: ética e educação estão intimamente ligadas. "A construção de uma sociedade ética depende da educação", concluiu.

Campanha SOS Santana do Mundaú (AL) e Água Preta (PE)

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e 13 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) assinaram, no dia 21, durante o Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, um termo de compromisso que visa à arrecadação de recursos para a Campanha SOS Santana do Mundaú (AL) e Água Preta (PE).

Idealizada pelo CFC, a campanha tem a meta de construir 50 casas em Santana do Mundaú e 50 em Água Preta, destinando-as às famílias pobres desabrigadas desses dois municípios, que foram devastados por enchentes ocorridas no mês de junho.

sos

Hoje, quatro meses depois das chuvas, o que se vê nessas cidades são dezenas de famílias que perderam suas casas vivendo em condições precárias, em alojamentos públicos ou em barracas de plásticos, privadas de nível mínimo de higiene e expostas às doenças.

Enquanto a burocracia estatal emperra a ajuda do Governo aos desabrigados, as entidades contábeis estão mobilizadas para auxiliar na reconstrução da vida de cem famílias de Santana do Mundaú e de Água Preta. Para isso, fazem apelo aos 430 mil contabilistas brasileiros para que ajudem, contribuindo com quantias de que disponham, a partir de dez reais.

Uma conta específica da Campanha foi aberta na Caixa Econômica Federal pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC): Agência: 0647, Operação: 003, Conta corrente: 621-4.

O termo de compromisso firmado pelos outros 14 CRCs - totalizando os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade do País - ocorreu durante o II Seminário Internacional de Contabilidade Pública, realizado de 20 a 22 de setembro, em Belo Horizonte (MG).

Além do CFC, dos CRCs e da Fundação Brasileira de Contabilidade, a campanha conta com a parceria da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

Fórum da Mulher Contabilista

O talk show que iniciou o Fórum da Mulher Contabilista reuniu no palco do Centrosul, às 14 horas, a deputada estadual por São Paulo Célia Leão; a diretora da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC), Filomena Moreira; e a presidente da organização não-governamental (ONG) Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter. A mediação do talk show foi feita pela jornalista e escritora Leila Ferreira.

As três participantes da "conversa informal" falaram um pouco sobre suas vidas pessoais e os trabalhos que realizam, no âmbito profissional e na vida dedicada às causas sociais. "Temos aqui hoje o feliz encontro dessas grandes mulheres, que vêm trilhando caminhos especiais", comentou Leila Ferreira.

2

A deputada Célia, a Técnica Oficial de Contas Filomena e a presidente voluntária Maria Elena refletiram sobre vários aspectos que envolvem as mulheres, relataram suas experiências e falaram como elas veem a condição feminina nos dias atuais.

Com pontos de vista particulares sobre as questões discutidas, as três concordaram, no entanto, que, atualmente, depois de tantas conquistas, as mulheres estão "trocando os pneus do carro com o veículo andando", uma analogia à sobrecarga de tarefas que existe na rotina feminina.

Palestra: Atributos da mulher no século XXI

A educadora e jornalista Anita Pires passou uma mensagem de otimismo na palestra que proferiu no I Fórum Catarinense da Mulher Contabilista, às 16 horas. Com base em vários estudos e pesquisas, ela traçou o perfil do gestor demandado pelo mercado de trabalho e observou que ele cabe como uma luva no perfil feminino. "As empresas estão procurando alguém com sensibilidade, que tenha capacidade para gerenciar pessoas, criar rede de relacionamento e com uma visão multidisciplinar. Elas já não querem um chefe autocrático, que não escuta seus colaboradores", observou.

Frente a essa constatação, Anita Pires - que fez especialização em Ciências Políticas na França - acredita que o século XXI é da mulher. "Elas estão mais preparadas e com uma escolaridade maior, o que lhes garante um desempenho superior em concursos públicos e processos seletivos."

1

Além de mais preparadas, as mulheres estariam, hoje, mais felizes. Conforme pesquisa da IBOPE Solution, empresa do Grupo IBOPE responsável por pesquisas de mercado ad hoc (sob encomenda), 76% das mulheres entrevistadas em todo o país disseram ser felizes. "Isso ocorre porque elas estão mais independentes, donas do seu próprio destino e sabedoras de sua força", afirmou a palestrante. Anita Pires, porém, se mostrou preocupada em relação à violência doméstica e à participação ainda insignificante da mulher na vida política.

Palestra: Contabilidade Aplicada ao Setor Público

O coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF), da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó, traçou um quadro de como está o processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, às 19 horas, no Fórum de Estudantes. De acordo com ele, as mudanças já estão em processo de consolidação. "As ações, promovidas em conjunto pelo Conselho Federal de Contabilidade e STN, foram desenvolvidas em cima de três focos: os profissionais, capacitando-os para a nova realidade, as normas e procedimentos necessários e - agora - os sistemas", explicou. Nessa etapa, serão dadas as diretrizes para a elaboração dos sistemas de informação.

5

Para o representante da STN, a convergência deve ter seu ponto alto em 2013, quando as novas regras passam a ser obrigatórias não apenas aos Estados, mas a todos os municípios e começa a vigorar o plano de contas nacional. Paulo Feijó aconselhou os acadêmicos presentes ao evento a cobrarem das instituições de ensino o efetivo repasse do conhecimento necessário para atuar nesse novo cenário.

Lançado o VIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, fez o lançamento, durante o Fórum da Mulher Contabilista, realizado no dia 21, dentro da programação do Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, do VIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), que será realizado de 19 a 21 de maio de 2011, em Caldas Novas (GO).

"O Encontro Nacional da Mulher Contabilista é uma referência no calendário dos eventos contábeis brasileiros", disse Maria Clara, convidando os presentes a participar do Encontro de 2011. A vice-presidente destacou que o Encontro tem a proposta de discutir temas contábeis e de interesse geral, com enfoque principal no universo feminino.

No lançamento do VIII ENMC, um vídeo mostrou um pouco do histórico dos sete eventos anteriores: o primeiro, realizado no Rio de Janeiro/RJ (1991), seguindo-se Salvador/BA (1992), Maceió/AL (1999), Belo Horizonte/MG (2003), Aracaju/SE (2005), Florianópolis/SC (2007) e Vitória/ES (2009).

Uma programação prévia do evento já está preparada. Alguns destaques de temas técnicos são os painéis "O Brasil rumo à convergência: contabilidade societária, pública e auditoria" e "Empreendedorismo: A importância do profissional contábil no sucesso das organizações".
O lema do VIII ENMC será "Conhecimento, criatividade e leveza". As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do endereço eletrônico www.cfc.org.br/sisweb/forummulher2011.

Fonte: CFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog