Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Presidente apresenta trabalho do CFC na 27ª Sessão do ISAR

Notícias

Comunicação CFC

O trabalho realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), principalmente sobre os esforços empregados no processo de convergência das normas brasileiras ao padrão contábil internacional (IFRS), foi apresentado pelo presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, durante a 27ª Sessão do Grupo de Trabalho Intergovernamental de Especialistas em Normas Internacionais de Contabilidade e Elaboração de Relatórios (ISAR, na sigla em inglês), conferência realizada de 13 a 15 de outubro, no Palácio das Nações, em Genebra (Suíça), sede européia das Nações Unidas (ONU).

A apresentação de Juarez Carneiro fez parte de painel coordenado por Nelson Carvalho, da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi). Também participaram do painel Damir Kaufman, diretor do Ministério de Finanças da Croácia; Deborah Williams, da Federação Internacional de Contadores (Ifac); e Mike Walsh, da Associação de Contadores Certificados (ACCA).

1

Na palestra intitulada "Agenda contábil para o desenvolvimento do Brasil: cenário e perspectivas", o presidente do CFC abordou a importância da convergência das normas contábeis para o País e destacou a criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), organização criada em 2005, com a finalidade de coordenar o processo de convergência das normas ao IFRS, e que reúne entidades como o CFC, a Abrasca, a Apimec, a Fipecafi, a BM&FBovespa e o Ibracon.

Juarez Carneiro expôs os objetivos e as metas já atingidas pelo CPC, inclusive no que diz respeito à convergência de áreas como auditoria e contabilidade pública, além das normas voltadas à contabilidade societária.

Outro ponto destacado na palestra pelo presidente do CFC foi sobre a recente edição da Lei no 12.249/10, trazendo conquistas almejadas há anos pela classe contábil, como, por exemplo, a instituição do Exame de Suficiência como requisito para o registro nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs).

2

Além de Juarez Carneiro, representaram o CFC a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, Maria Clara Cavalcante Bugarim; o vice-presidente Técnico, Nelson Mitimasa Jinzenji; e a conselheira Verônica Cunha de Souto Maior. O presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), José Martonio Alves Coelho, também compareceu à 27ª Sessão do ISAR, que contou ainda com representantes brasileiros do Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Associação Brasileira de Companhias Abertas (Abrasca), do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outras instituições nacionais.

Fonte: CFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog