Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Solenidade abre o Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade

Notícias


Por Maristela Girotto e Márcia Quartieiro

A programação do Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade foi aberta na noite desta quarta-feira, dia 20, no Centrosul, em Florianópolis (SC), em solenidade que contou com a presença de cerca de 1.500 participantes, entre brasileiros e portugueses. Até o dia 22, sexta-feira, experiências em Ciências Contábeis dos dois países serão colocadas à reflexão e temas atuais da Contabilidade vão ser discutidos por especialistas, profissionais e estudantes, durante os painéis e as palestras do Encontro.

Na solenidade de abertura, os organizadores do evento - Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC), Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) - prestaram uma homenagem a dois expoentes da área acadêmica contábil do Brasil e de Portugal, respectivamente, Antônio Lopes de Sá e Rogério Fernandes Ferreira.

Ilustres professores, reconhecidos em seus países e prestigiados nas demais nações de língua portuguesa pela grande contribuição que deram às Ciências Contábeis, ambos morreram neste ano: Antônio Lopes de Sá faleceu dia 7 de junho, aos 83 anos, e Rogério Fernandes Ferreira, dia 12 de julho, aos 81 anos.

1

Em seu discurso, o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, ressaltou o trabalho dos dois professores. "Em um ano repleto de conquistas, que trouxeram tantos créditos à classe contábil, contabilizamos também inconformáveis débitos, como as partidas dos professores Lopes de Sá e Rogério Fernandes Ferreira", afirmou.

O presidente do CFC destacou as profundas mudanças que vêm ocorrendo na profissão contábil brasileira nos últimos anos, citando a convergência das normas ao padrão internacional (IFRS), a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e a implementação da jurisdição brasileira da Extensible Business Reporting Language (XBRL). Ele também abordou a edição da Lei no 12.249/10, publicada em junho deste ano, que alterou artigos do Decreto-Lei no 9.295/46 e trouxe várias conquistas para a classe.

Juarez Carneiro abordou também as ações realizadas entre o CFC e a OTOC, a partir de 2006, que resultaram na implantação do Projeto de Transferência de Conhecimento da Profissão Contábil para os Países de Língua Portuguesa e, este ano, na realização do Encontro Luso-Brasileiro.

Sergio Faraco, presidente do CRCSC, manifestou a alegria do Estado catarinense por sediar um evento do porte do Encontro Luso-Brasileiro. Ele ressaltou que não havia um lugar melhor do que Florianópolis para dar início à série de eventos que irão, cada vez mais, estreitar os laços entre Brasil, Portugal e demais países da língua portuguesa. "A colonização açoriana deixou um traço indelével em todo o litoral catarinense, mas principalmente na Capital, fazendo com que ela se tornasse destaque, nacionalmente, não apenas por suas belezas naturais, mas pela qualidade de vida, hospitalidade e simpatia de seu povo", afirmou Faraco.

2

O representante da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal, Jaime dos Santos, começou a sua fala destacando a grandiosidade do trabalho realizado pelos professores Lopes de Sá e Rogério Fernandes Ferreira em benefício da Contabilidade de seus países. Na sua visão, o intercâmbio entre os dois países proporcionará vantagens importantes aos contadores portugueses, que hoje tem um papel fundamental na crise econômica e financeira por que passa o seu país, bem como outras nações europeias "A situação exige um nível elevado de conhecimento dos  contadores, para que eles  tenham condições de assessorar as empresas de pequeno e médio portes, e o próprio Estado, na superação da crise", observou. "Nesse sentido, eventos conjuntos, como o Luso-Brasileiro, são extremamente importantes", completou Jaime dos Santos.

A mesa da solenidade contou com a presença do presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro; do diretor da OTOC, Jaime dos Santos, representando o presidente da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal, António Domingues de Azevedo; do presidente do CRCSC, Sergio Faraco; da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim; da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSC, Marisa Luciana Schwabe de Morais; do contador-geral do Estado de Santa Catarina, Wanderlei Pereira das Neves, representando o governador do Estado, Leonel Pavan; do deputado estadual Renato Hinnig, representando a Assembleia Legislativa do Estado; e do presidente do Sescon/SC, Elias Nicoletti Barth.

Palestra magna: uma lição de ética

A ética vai se construindo na percepção de que todas as pessoas estão em construção. Isso é o que nos permite enxergar verdadeiramente o outro, respeitar os seus limites e tratar com respeito e cuidado tanto quem nos é mais próximo como aqueles que encontramos ocasionalmente. Com essa mensagem, o educador Gabriel Chalita, escritor de mais de 50 livros, conseguiu conquistar e emocionar a plateia que lotou o auditório do Centrosul, em Florianópolis, na abertura do I Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, nesta quarta-feira à noite.

3

Para Chalita, é a ética que nos ensina a trabalhar o conceito de dúvida, ou seja, a ser capaz de questionar e procurar novas respostas. "Um contador que duvida não vai se revestir da arrogância", disse, destacando o papel e a função do profissional da Contabilidade. "É uma profissão extremamente humanista, pois, desde o início da civilização, cabe ao contador cuidar das pessoas, proteger aquilo que elas possuem, o seu patrimônio". Durante toda a sua palestra, Gabriel Chalita ressaltou a necessidade de se ter olhos para "ver" o outro, de cooperar e de preservar sentimentos: "O profissional pode e deve lutar por aquilo que acredita, mas com elegância, sem destruir quem, como ele, está no mercado", disse.

Ao citar a escritora Clarisse Lispector e o poeta português Fernando Pessoa, o educador reforçou a importância do "amar" e de que "tudo vale a pena, se a alma não é pequena".  "Assim como Clarice dizia que "se deixar de amar eu morro, antes de morrer", também Pessoa acreditava e defendia o "ser" inteiro, que não tem uma alma pequena", observou. Para os participantes do Luso-Brasileiro, Chalita deixou mais um recado: ética e educação estão intimamente ligadas. "A construção de uma sociedade ética depende da educação", concluiu.

Fonte: Classe Contábil

                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog