Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Especialista destaca importância do conhecimento para ganho de competitividade

Notícias

Maurício Guedes, da Coope/UFRJ, defende políticas públicas efetivas para ampliar o acesso de jovens às universidades, à educação empreendedora e à criação de microempresas inovadoras

Tecris de Souza

Brasília - O recurso mais importante para o desenvolvimento de uma sociedade no século 21 é o conhecimento científico, que, além de ainda muito escasso no Brasil, deve ser utilizado com mais eficiência. A afirmação é do coordenador de Incubadora de Empresas do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), Maurício Guedes, que participou do encontro Empreendedorismo e Universidade, nesta quinta-feira (10), em Brasília.

A iniciativa do Sebrae, que reuniu cerca de 50 representantes de instituições de ensino, pesquisa e fomento à educação em busca de uma maior aproximação com as universidades públicas e privadas do País, segundo ele, “vem quebrar uma cerimônia entre o mundo acadêmico e a micro e pequena empresa”. Há 20 anos, além da distância, havia desprezo e hostilidade da academia para com as empresas de pequeno porte, explica Maurício.

Essa situação mudou. Hoje, as organizações de pequeno porte são valorizadas, principalmente pela sua capacidade de inovação. “O Sebrae é um dos propulsores desse processo de mudança na sociedade que impacta também a cultura das universidades”, disse o especialista ao destacar que a Instituição já dispõe de ações exemplares, como em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, que podem ser levadas a outras regiões e países.

Grandes grupos econômicos fazem pesquisa, desenvolvimento e aquisição. Eles monitoram o mercado para comprar pequenas empresas e, assim, garantir para si a capacidade de inovação. A fertilização da economia com micro e pequenas empresas, em parceria com as universidades, afirma Maurício, é fundamental para que o País tenha capacidade em longo prazo. “Essas empresas, que têm o DNA da tecnologia e da inovação, devem ser tratadas pelo governo e pelo Sebrae com mais atenção.”

O gargalo está na dificuldade de acesso à universidade e à educação, devido à má distribuição de riquezas no País. Apenas 13% dos jovens brasileiros chegam à academia, índice que chega a 90% na Finlândia, nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos. “Na América Latina, somente o Paraguai e o México têm taxas inferiores à do Brasil”, lembra o acadêmico.

Maurício defende o estabelecimento de políticas públicas que ampliem o acesso da juventude às universidades, uma vez que no século 21 o conhecimento é fator decisivo para a promoção do desenvolvimento. Conforme Guedes, o Brasil ainda não conseguiu associar o desenvolvimento científico ao socioeconômico. “E a sabedoria está em algumas regiões e países que usam esse recurso disponível para gerar riqueza para a sociedade”.

Fornecer educação empreendedora é uma responsabilidade do País, adverte o especialista da Coppe/UFRJ, para quem o Brasil precisa enfrentar essa dívida social de modo a garantir um maior retorno à sociedade. O Desafio Sebrae – jogo que estimula o perfil empreendedor de jovens universitários – é uma alternativa nesse sentido. Guedes destacou o fato de que 750 mil universitários já participaram do Desafio Sebrae nos últimos 11 anos.

Para ele, a universidade deve formar jovens com conhecimento científico e capazes de aplicá-lo nas empresas e em órgãos públicos, com uma visão precisa do papel desempenhado pela pequena empresa no mundo atual. Apesar das dificuldades na educação básica e pública, hoje há universidades e cursos de pós-graduação de alta qualidade, que conferem ao Brasil a 13ª posição no mundo em publicações científicas.

Serviço:

Agência Sebrae de Notícias - 2107-9110 e 2107-0106
Coppe/UFJR - (21) 2590-3428
www.inc.coppe.ufrj.br
Desafio Sebrae - www.desafio.sebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog