Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

CFC e IBGC discutem divulgação do Programa de Certificação de Conselheiros Fiscais

Notícias

 

Comunicação CFC

 

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, participou de reunião nesta quarta-feira, dia 7, na sede do CFC, em Brasília, com o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Alberto Whitaker, e com o coordenador de Certificação do IBGC, Marcos Jacobina Borges. O principal objetivo da reunião foi discutir ações para a divulgação e a disseminação do Programa de Certificação de Conselheiros Fiscais do Instituto - entidade que há 15 anos atua com a missão de incentivar a adoção das boas práticas de governança corporativa pelas empresas brasileiras.

O CFC e o IBGC assinaram um Termo de Cooperação e Parceria, no dia 4 de dezembro de 2009, com a finalidade de divulgar aos contabilistas o Programa de Certificação de Conselheiros Fiscais, que foi lançado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa no ano passado. Até 2009, o IBGC mantinha apenas o programa de certificação para conselheiros de administração.

IBGC

Marcos Jacobina Borges, Maria Clara Cavalcante Bugarim e Alberto Whitaker

"Considerando a excelência do CFC, temos interesse em unir forças para levar aos contadores registrados no CFC,  informações sobre a possibilidade de qualificação para o exercício da função de conselheiro fiscal", afirmou o vice-presidente do IBGC.

Já a vice-presidente do CFC ressaltou que o Conselho Federal de Contabilidade tem o máximo interesse em divulgar o Programa. "Queremos que os profissionais contábeis tenham ampla consciência da importância das práticas de governança corporativa", acrescentou Maria Clara.

Para o coordenador de Certificação do IBGC, a parceria do Instituto com o CFC é de grande relevância porque os contadores têm perfil adequado para exercerem a função de conselheiro fiscal.

Segundo estudo realizado pelo Departamento de Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e divulgado em 2009, "a instalação e a atividade de um conselho fiscal em companhias abertas contribuem diretamente para que os balanços sejam de melhor qualidade".

O Programa

De acordo com informações do Guia de Orientação do Conselho Fiscal do IBGC, "o conselheiro fiscal é um profissional que exerce função fiscalizadora independente da diretoria e do conselho de administração, buscando, através dos princípios da transparência, eqüidade e prestação de contas, contribuir para o melhor desempenho da organização, especialmente para a transparência e controle dos seus atos internos".

O Programa de Certificação de Conselheiros Fiscais compreende um conjunto de temas e itens que incluem: Contabilidade e Finanças; Ambiente Regulatório e Legislação; Riscos, Controles e Auditoria e Governança Corporativa. As inscrições para o Programa estão divididas em duas modalidades de certificação - por experiência e por exame. Mais informações sobre os requisitos necessários e sobre o Programa podem ser obtidas no site do IBGC: www.ibgc.org.br.

Fonte: CFC (www.cfc.org.br)

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog