Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Contabilidade passa por transição no Brasil

Notícias

Como reduzir custos e oferecer um melhor serviço para os clientes? Esta pergunta é feita diariamente em praticamente todas as empresas, em todos os lugares. Obviamente não existe mágica, mas algumas soluções já testadas mostram que são eficazes em inúmeras atividades profissionais e empresariais. Em Londrina, com o apoio do Sescap-Ldr, empresários da contabilidade estão participando de um curso, organizado pelo Sebrae, chamado Grupo de Desenvolvimento Empresarial Contábil.

''Temos muitos problemas em comum que podem ser resolvidos de forma conjunta'', diz o empresário da contabilidade e consultor Euclides Nandes Correia. Segundo ele a atividade contábil está passando por uma transição muito grande por causa da internet, com a informatização de todos os processos, e isto requer uma mudança não só no que diz respeito a atualização de equipamentos e softwares, mas também a uma reformulação no conceito do que é e quais são os Serviços a serem prestados pelo novo profissional que está surgindo.

Hoje no Brasil existem cerca de 400 mil contadores e 70 mil empresas de contabilidade. O setor da contabilidade é formado por aproximadamente 80% de micros e pequenas empresas. A maioria moldada a uma administração familiar.

Neste novo mercado, não só os funcionários dos escritórios precisam ser treinados para atender as constantes novas e intermináveis exigências do fisco, mas o empreendedor, o dono da empresa, também precisa ingressar nesta nova era. Atualmente, por exemplo, mais de 70% dos documentos fiscais enviadas à Receita Federal do Brasil são no formato eletrônico. Porém, há ainda uma parcela feita com papel. ''Na prática está muito mais complicado hoje do que era antigamente. As exigências contábeis, os novos procedimentos, mudaram muito e os empresários precisam acompanhar as mudanças com a mesma velocidade com que elas acontecem'', diz o presidente do Sescap-Ldr Marcelo Odetto Esquiante. Segundo ele é essencial que os contadores estejam o tempo todo se reciclando. ''O trabalho de rotina pode ser levado pelos colaboradores. Porém, hoje o nosso cliente exige que sejamos seus consultores empresariais. E eles têm razão. Somos nós, os contadores, que possuímos todos os números da empresa e podemos ajudá-lo a tomar decisões com base nestes números'', diz Esquiante.

''Este curso que estamos fazendo'', diz Nandes, ''está mostrando aos empresários da contabilidade a necessidade de sempre estarmos nos aperfeiçoando e buscando soluções para problemas comuns'', diz ele. Nandes comenta que os empresários identificaram, por exemplo, problemas num software usado pela maioria. Com a força do grupo procuraram a empresa dona do software e exigiram mudanças para que ele funcione de forma mais eficaz.

''Também estamos discutindo a implantação, com a orientação do Sebrae, do sistema 5 S - Descarte, Organização, Limpeza, Higiene e Ordem Mantida. No futuro há até a possibilidade de criarmos uma espécie de Selo de Qualidade, ou de Gestão Responsável, para premiar e identificar as empresas participantes. Este selo será uma garantia para os clientes de que a empresa realmente executa um bom serviço'', explica Euclides Nandes.

Fonte: Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Serviços Contábeis de Londrina (Sescap-Ldr)

Cláudio Osti - MTB-PR 2217

(43) 3338-9626 - 9995-9380
Skype: claudioosti
MSN claudioosti@hotmail.com
Londrina-Pr

Fonte: Folha de Londrina

Classecontabil.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog