Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Sebrae/MG lança versão 2.0 do software Plano de Negócio

Notícias

Ferramenta que torna mais segura a decisão de abrir uma empresa já está disponível para dowload no site www.sebraemg.com.br

Aline de Freitas

Belo Horizonte - O Sebrae Minas Gerais lança a versão 2.0 do software Plano de Negócio, mais funcional e didática, para facilitar a decisão do empresário de implantar ou expandir seu negócio. O novo software tem navegação simplificada e é autoexplicativo. Nele, o cliente consegue planejar o empreendimento por até cinco anos, com projeções financeiras, estimativas de custos, avaliação de cenários, forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

O novo software está disponível para dowload no site www.sebraemg.com.br. Depois de preencher o plano, os clientes podem encaminhá-lo pelo próprio site para análise de consultores do Sebrae/MG, que o devolvem em até 15 dias úteis.

O Plano de Negócio é um documento que descreve os objetivos de um empreendimento. Ao preenchê-lo, o empreendedor é levado a refletir sobre fatores determinantes para o sucesso do negócio: definição de clientes e fornecedores, avaliação de ponto comercial e do comportamento de concorrentes, entre outros aspectos.

Por tornar a idéia tangível, o plano diminui os riscos e as incertezas do investimento e é exigido por instituições financeiras para a análise de concessão de crédito.

Fator de sobrevivência

Ter clareza sobre o ramo de atividade escolhido é essencial para começar um negócio com segurança. O Plano de Negócio auxilia no passo a passo para a construção do empreendimento, considerando os pontos essenciais que devem ser observados e registrados.

Pesquisa do Sebrae (2007) sobre as principais causas de fechamento de empresas no Brasil mostra que, para 68% dos empresários das empresas extintas, as falhas gerenciais são a principal razão para o encerramento das atividades. Entre as falhas apontadas estão: ponto comercial inadequado e desconhecimento do mercado.

No ano passado, o Sebrae/MG registrou mais de 29 mil dowloads da versão antiga do software Plano de Negócio.

Serviço:
Sebrae-MG - (31) 3379-9271/9276

Fonte: Agência Sebrae

 

 

 

Um comentário:

Arquivo do blog