Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

1º Fórum de Contabilidade Pública reúne mais de 500 participantes

1º Fórum de Contabilidade Pública reúne mais de 500 participantes




Presidente Chiomento abre o evento ladeado por Mariana Freitas, Eurípedes Sales, Paulo Henrique Feijó e Sergio Prado




Realizado no Clube Armênio, 1º Fórum de Contabilidade Pública teve adesão recorde
Realizado pelo CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), em 1º de julho de 2010, o 1º Fórum de Contabilidade Aplicada ao Setor Público reuniu mais de 500 participantes, na cidade de São Paulo. O evento era dirigido a Contabilistas, servidores e gestores federais, estaduais e municipais, a servidores e técnicos dos Tribunais de Contas de estados e municípios e a professores que atuem direta ou indiretamente com a Contabilidade Pública e demais profissionais envolvidos com a informação contábil.

A abertura teve a presença de inúmeras autoridades, que formaram a mesa diretora dos trabalhos: o presidente do CRC SP, Domingos Orestes Chiomento; presidente do CRC SP, gestão 2008-2009, e atual vice-presidente de Fiscalização do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), Sergio Prado de Mello, que representou o presidente Juarez Domingues Carneiro; conselheiro corregedor do TCM (Tribunal de Contas do Município de São Paulo), Contabilista Eurípedes Sales; assessora técnica procuradora do TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), Mariana Freitas de Carvalho Florio Rosa, representante do presidente Fúlvio Julião Biazzi, e o palestrante e coordenador-geral de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó.

Estavam presentes o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC SP, Gildo Freire de Araújo, e os conselheiros Manoel do Nascimento Veríssimo, Oswaldo Pereira, Marilene de Paula Martins Leite, Vera Lúcia Vada, Rosmary dos Santos e Wanderley Antonio Laporta.

Contabilidade Pública: fundamental alocação eficiente

 “A realização deste 1º Fórum de Contabilidade Aplicada ao Setor Público é uma das ações mais esperadas do Plano de Trabalho da Gestão 2010-2011 do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, que nós temos a honra de presidir”, disse o presidente Chiomento.

O presidente do CRC SP completou ainda que “é fundamental que todos aqueles que atuam direta ou indiretamente com a informação contábil pública, sigam os ensinamentos da Contabilidade patrimonial integral, adotem os Princípios da Contabilidade no âmbito do setor público, para que os gestores tenham um quadro real do patrimônio e, em consequência, a alocação de recursos públicos possa ser feita de maneira eficiente”.

O conselheiro corregedor do Tribunal de Contas, Eurípedes Sales, confessou que estava feliz por participar da solenidade por dois motivos: “Sou Contabilista, apesar de não estar exercendo a profissão por conta da minha atuação no TCM, e assisto admirado a este Fórum de Contabilidade Pública e agradeço ao CRC SP e à Secretaria do Tesouro Nacional por estar contribuindo para qualificar a gestão pública brasileira”.

Sales parabenizou a iniciativa do CRC SP em promover o Fórum, inicialmente em São Paulo e futuramente no interior. “Esta realização”, disse ele, “mostra que a administração pública tem de se profissionalizar. O Brasil cresce aos olhos do mundo, nossas empresas têm de ser competitivas e a administração pública competente”.

O vice-presidente de Fiscalização do CFC, Sergio Prado de Mello, disse que a Contabilidade Pública não era lembrada e que iniciativas do CFC e do CRC SP promoveram sua divulgação.

“Nas duas últimas Convenções do CRC SP, em 2007 e 2009, esta última na minha presidência do Conselho, abrimos espaço para o debate da Contabilidade Pública e pudemos ver pela grande procura dos participantes das Convenções, que era um tema de interesse dos profissionais”.

Sergio Prado deu uma boa notícia aos profissionais da Contabilidade Pública: “Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, vai sediar o primeiro evento internacional de Contabilidade Pública no Brasil”.

Palestras

O 1º Fórum de Contabilidade Pública foi realizado entre 9h e 18h, com três palestras proferidas pelo Contador Paulo Henrique Feijó. No período da manhã, ele falou sobre “O Ambiente da Contabilidade Aplicada ao Setor Público”.

À tarde, as palestras foram sobre “Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP” e “Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público – DCASP”.

Os participantes receberam os volumes impressos do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, também disponíveis no endereço eletrônico http://www.tesouro.gov.br/contabilidade_governamental/procedimento.asp

Fonte: CRC-SP




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog