Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Apresentação Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade

Notícias



Nuno Silva - Comunicação OTOC

OTOC e CFC consolidam parceria

Depois da apresentação realizada em maio, em Florianópolis, a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) se reuniram em Lisboa, no último dia 24 de junho, para convidar os Técnicos Oficiais de Contas portugueses a visitar o Brasil para a primeira edição do Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, a ser realizado de 20 a 22 de outubro.

Juarez Domingues Carneiro, presidente do CFC, destacou ser esta mais uma etapa na parceria entre a instituição que dirige e a OTOC. A parceria foi iniciada durante a gestão de Maria Clara Bugarim à frente do CFC, com a realização do Prolatino, e seguida do projeto de transferência de conhecimentos contábeis para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de um estágio de desenvolvimento.

"Separados pelo Oceano, Unidos pela Contabilidade" é o slogan para esta primeira edição do evento, que terá a cidade de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, como pano de fundo. Durante a apresentação do evento, foi apresentado um filme com as influências arquitetônicas e culturais portuguesas, nomeadamente da Região Autônoma dos Açores, em Florianópolis.

A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABCC), Maria Clara Cavalcante Bugarim, afirmou que a primeria edição do Encontro será feita com "responsabilidade" e com o "maior grau de atratividade possível". Segundo ela, o evento trará "momentos de grandes reflexões", com destaque para o brasileiro Gabriel Chalita, palestrante que abordará os cenários e as tendências no setor educacional brasileiro.

Maria Clara referiu-se ainda à preocupação de colocar um "'acento tônico' na vertente do ensino". Segundo ela, existe um forte desejo de "levar mestrados de Portugal para o Brasil e vice-versa", e este  foi precisamente o tema de reunião com Juarez Domingues Carneiro, Maria Clara Bugarim e responsáveis pela Universidade do Minho, em Braga.

A presidente da ABCC também chamou a atenção para a importância do fórum dedicado à mulher e aos estudantes, reforçando a ideia de "mesclar temas de caráter mais técnico com o lado cultural, sem esquecer a óbvia confraternização". O tempo livre será aproveitado para um passeio turístico em Florianópolis, onde os participantes poderão conhecer as belezas da cidade. Marai Clara mostrou-se convicta de que Portugal será representado por uma comitiva expressiva "que, sem dúvida, iremos retribuir, com generosidade, o acolhimento que aqui recebemos".

Os organizadores esperam que cerca de 1.500 participantes, entre profissionais, estudantes e acompanhantes se desloquem à Capital de Santa Catarina, entre 20 e 22 de outubro.

A segunda edição do Encontro Luso-Brasileiro acontecerá em Portugal, cumprindo sua lógica rotativa.

O presidente da OTOC, António Domingues de Azevedo, por sua vez, enfatizou que, dada a semelhança dos desafios diante dos quais se deparam os profissionais de ambos os países, os portugueses "podem aprender com a experiência dos colegas brasileiros". "A profissão de 'Contador' no Brasil possui credibilidade e mantém uma relação privilegiada com os centros de Poder; ela atravessa uma fase de plena consolidação, posicionando-se em nível das profissões de advogado, médico, etc.", acrescentou Domingues de Azevedo. Em Portugal, a realidade é diferente. "Deu-se um salto demasiado pronunciado no campo jurisdicional e ainda persiste a dúvida se os TOC vão conseguir acompanhar o salto qualitativo operado. Uma coisa é certa: quanto pior tratarem a profissão, pior tratados serão no exercício de sua atividade", alertou. Domingues de Azevedo afirmou ainda que a "ponte de cooperação que será feita" entre a OTOC e o CFC "vai além da Contabilidade", não se circunscrevendo às fronteiras das duas nações e se extendendo a outros países de língua portuguesa. "Este é mais um passo no relacionamento internacional que a OTOC cultiva com organizações do mesmo gênero", finalizou.

O programa e as inscrições para o evento estão disponíveis nos sites da OTOC e do CFC.

Homenagem a um ícone da Contabilidade brasileira

"O mestre que falava a verdade com o coração"

Como não podia deixar de ser, o momento foi aproveitado para homenagear o professor Antônio Lopes de Sá. Juarez Carneiro o definiu como "o maior ícone da Contabilidade brasileira" e o "mestre dos mestres, que falava a verdade com o coração". Maria Clara Bugarim destacou o legado deste "Baluarte da Contabilidade", plasmado no próprio slogan do evento,  "Separados pelo Atlântico, Unidos pela Contabilidade". Aliás, Antônio Lopes de Sá aceitara, semanas antes do seu falecimento, participar como palestrante no Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, em Florianópolis. "Fica um grande vazio na Contabilidade, mas a sua obra não acaba", sintetizou o presidente do CFC. O Encontro será, certamente, mais um momento de homenagem dos profissionais de língua portuguesa à vida e à obra do Professor Lopes de Sá.

Fonte: CFC





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog