Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Países iniciam competição internacional do Desafio Sebrae

Notícias

Peru e Panamá bateram meta de universitários inscritos e já começaram as primeiras rodadas do jogo empresarial

Regina Xeyla

Brasília - Foi dada a largada para o início do maior jogo empresarial do mundo, o Desafio Sebrae 2010, na versão internacional. No Panamá, os 3.044 estudantes inscritos já estão na terceira rodada do jogo. O país, que entrou nesta edição do business game foi o primeiro a bater a sua meta de inscritos, que era de 2 mil participantes. O número equivale a cerca de 2,34% da população universitária panamenha. O Peru também encerrou as inscrições com a participação de 12.221 universitários, superando a meta de 10 mil.

De acordo com um dos coordenadores do Desafio Sebrae Internacional, Marcus Vinícius Bezerra, geralmente o jogo começa um mês após o fim das inscrições. No Brasil, Panamá e Peru, as primeiras rodadas já iniciaram. Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e El Salvador (em fase piloto) devem permanecer com suas inscrições abertas por até dois meses. A equipe vencedora será conhecida em março de 2011 no Rio de Janeiro.

Desde 2002, existe a versão internacional do Desafio Sebrae. De lá pra cá, mais de 45 mil estudantes da América Latina já participaram do jogo. O Sebrae, instituição responsável pelo jogo empresarial, passou, a partir de 2009, a incorporar anualmente dois novos países à competição. O Panamá foi a mais recente nação a ingressar no jogo de empreendedorismo virtual. Destinado a universitários de qualquer área, o Desafio Sebrae abre as portas da gestão para esses jovens. Ao longo do ano, eles tomam a frente de uma empresa virtual. Neste ano, a empresa é de instrumentos musicais de percussão.

Troca cultural

Cada país tem feito diferentes mobilizações para atrair a atenção dos universitários. As ações vão desde panfletagem na porta das universidades à montagem de estandes dentro das instituições de ensino, divulgação na TV, parceria com empresas e instituições financeiras. “As articulações nos países não fogem das estratégias utilizadas aqui no Brasil. A versão internacional do jogo visa proporcionar um momento de integração entre as equipes. Durante a final do jogo, acontece uma troca cultural. Os estudantes também se deparam com as diferentes estratégias de negócio”, explica Marcus Vinícius.

O Desafio Sebrae 2010 no Brasil teve início no dia 1º de junho. Este ano, quase 160 mil universitários brasileiros se inscreveram para a competição. O país já se encontra na terceira rodada do jogo. Assim como nos outros países, universitários brasileiros terão a missão de administrar uma empresa. As premiações nos estados ocorrerão de outubro e novembro.

A equipe vencedora em cada país conquista o direito de disputar o título internacional no Rio de Janeiro. Além da viagem para jogar o Desafio, os estrangeiros levam como prêmio um passeio turísticos de dez dias pela Cidade Maravilhosa, além de visitas a centros de empreendedorismo.

Seviço:

Agência Sebrae de Notícias: 2107- 0106 / 9110
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog