Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Antônio Lopes de Sá: um ícone da Contabilidade mundial

 

Antônio Lopes de Sá: um ícone da Contabilidade mundial

Dia 7 de junho de 2010. O mundo contábil perde um dos seus mais ilustres filhos: Antônio Lopes de Sá. O seu carisma e a sua inteligência, que contribuíram tão fortemente para a Contabilidade, deixarão, não só a saudade, mas a certeza de que seu legado irá influenciar as futuras gerações.

Mineiro, cruzeirense, Contador, administrador, economista e doutor em Letras e Ciências Contábeis, Lopes de Sá foi detentor de várias honrarias e prêmios nacionais e internacionais e, em 1988, recebeu a maior condecoração: a Medalha Mérito Contábil João Lyra, além de indicação ao prêmio Nobel da Paz.

Lopes de Sá foi autor de 183 livros e pioneiro da literatura sobre Auditoria, normas contábeis, leasing, teoria geral do conhecimento contábil e filosofia da Contabilidade, além de crítico em relação à adoção das Normas Brasileiras de Contabilidade e contrário à convergência global.

Seu notório conhecimento e o ávido desejo em contribuir para a educação em Ciências Contábeis o projetaram como presidente, por três mandatos, da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, vice-presidente da Academia Nacional de Economia e membro de honra de outras academias na França, na Espanha e nos Estados Unidos.

Anos mais tarde, Lopes de Sá idealizou o Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino (Prolatino) que, aliás, teve sua décima edição realizada em novembro de 2009. Naquele memorável evento, Lopes de Sá, no seu discurso de encerramento, emocionou a plateia com os seus ensinamentos de vida. Ao fazer uso das palavras do saudoso professor, “nós não somos os autores da nossa vida. Nós não nos criamos. Nós fomos criados com uma missão. Todos nós temos uma missão. É muito fácil saber qual é a nossa missão. É só perguntarmos a nós mesmos”. Tais palavras, para todos aqueles que assistiram a uma das últimas palestras do professor, ficarão para sempre na memória.

Lopes de Sá nos deixa no momento em que Contabilidade alcança maturidade e notoriedade internacional. Foi, sem dúvida, com representantes do mais alto gabarito, como o imortal professor, que portas se abriram para que pudéssemos dar continuidade ao trabalho realizado por esses eternos líderes.

É com esse misto de saudade e gratidão que daremos seguimento aos seus ensinamentos. Para nós, profissionais atuantes e futuros Contabilistas, nos enche de orgulho e satisfação quando estudamos os pensamentos contidos em cada linha dos livros publicados pelo professor.

Lopes de Sá nos mostrou o novo perfil do Contabilista: moderno, antenado com as novidades do mundo globalizado, conhecedor de línguas – falava, além do português, inglês, francês e espanhol. E, acima de tudo, tinha na Contabilidade a sua paixão de vida.

Obrigado, Lopes de Sá, por humildemente nos ensinar tanto. O senhor ultrapassou, como líder e cientista, todas as barreiras do mundo contábil. Ademais, expressou em sua filosofia de vida o trinômio à Contabilidade, à Ciência e à Latinidade.

Aproveito a oportunidade para reproduzir, neste espaço, as palavras de despedida do professor no X Prolatino, realizado em novembro de 2009. “Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

Como amigo, obrigado por me receber, junto com a sua amada esposa Edla, no seu convívio familiar. Sou testemunha do carinho e da forma acolhedora da amizade – eterna – desfrutada. Como presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e em nome do Sistema CFC/CRCs, agradeço a sua enorme contribuição e tenha a certeza de que o seu legado será seguido e lembrado por todos aqueles que o admiravam.

Juarez Domingues Carneiro

Presidente do CFC

Fonte: CRC-SP

www.crcsp.org.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog