Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Basileia lança novo padrão contábil para bancos

Notícias

A pedido do G-20 (grupo das 20 maiores economias), a autoridade mundial que supervisiona bancos estabelece um novo padrão de contabilidade para evitar que crises financeiras como a que completará um ano em setembro voltem a ocorrer. O anúncio das novas regras ocorre a poucas semanas da terceira reunião de cúpula do G-20, nos EUA.
O Comitê da Basileia para a Supervisão de Bancos, formada por BCs e reguladores das 20 principais economias, entre elas o Brasil, anunciou ontem novos princípios para garantir um sistema financeiro mais sólido e evitar que, no futuro, bancos sofram uma perda de capital que acabaria ampliando a crise.
"Ao desenvolver os princípios, o Comitê da Basileia examinou as lições aprendidas com a crise", afirmou Nout Wellink, presidente do órgão. Segundo ele, uma das lições foi a necessidade por maior transparência e regras que estabeleçam uma contabilidade nos bancos que reflita a verdadeira situação das entidades.
Muitas, até hoje, sequer sabem quanto perderam na crise e quantas ações podres estavam em suas mãos. Já os governos da Europa e América do Norte destinaram mais de US$ 2,5 trilhões para garantir liquidez aos mercados e salvar bancos.
Os novos padrões vão garantir que as perdas dos bancos em empréstimos sejam reconhecidos nas contabilidades dos bancos de forma quase imediata ao prejuízo sofrido, o que daria mais transparência ao sistema. A medida ainda permitirá que o banco envolvido e mesmo as autoridades monetárias possam tomar as medidas "robustas e necessárias" para lidar com as perdas.

Fonte:
Portal IG Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog