Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Presidente do CFC participa do I Seminário de Auditoria Independente

Notícias

Nesta terça-feira (01.09), mais de 200 pessoas, entre auditores e contabilistas, participaram do I Seminário Brasileiro de Auditoria Independente, no qual ocorreu o lançamento da convergência de normas de auditoria, aplicáveis ao Brasil às normas internacionais, emitidas pela Federação Internacional de Contadores - IFAC. O evento foi realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC e pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon.
O encontro contou com a presença entusiástica da presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, que enfatizou o momento como a concretização de um sonho e um marco histórico para a Classe Contábil brasileira. "Acredito que a pujança da classe contábil se deve, principalmente, a grande convergência interna. Quando falamos em normas internacionais de Contabilidade enfatizamos que ninguém consegue convergência aos padrões internacionais sem fazer o 'dever de casa'. Esse modelo, apresentado com muito orgulho em diversos países, demonstra que estamos no caminho certo, graças ao trabalho integrado entre diversas entidades e profissionais", destacou.
Maria Clara enalteceu, ainda, a grande parceria entre o CFC e o Ibracon, presididos por mulheres, que estão continuando o trabalho já iniciado por diretorias passadas. Destacou também como fundamentais a criação, em 2005, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC e, em 2007, do Comitê Gestor da Convergência, que deram maior força ao projeto. Por fim, a presidente do CFC comunicou que em novembro o CFC editará, em bloco, todas as normas brasileiras convergidas aplicadas à auditoria, revisão, asseguração e assuntos correlatos, cuja vigência está prevista para janeiro de 2010.
Ana Maria Elorrieta, presidente do Ibracon, destacou como fundamental o trabalho de convergência das normas brasileiras de auditoria, pois se enquadra num dos grandes objetivos do Instituto, que é garantir a relevância e a excelência dos auditores independentes do Brasil. "Tudo que tenha a ver com qualidade e com a melhora de nossas práticas é importante", observou. A presidente do Ibracon enfatizou que o trabalho desenvolvido no processo de convergência já é uma realidade ao citar que a IOSCO - International Organization of Securities Commissions, entidade que internacionalmente congrega a Comissão de Valores Mobiliários - CVM no mundo, recomendou o uso das normas internacionais de auditoria no mercado de capitais.
Durante o I Seminário Brasileiro de Auditoria Independente, que teve início às 9h e encerramento às 18h, foram promovidos painéis que discutiram os benefícios da convergência para as normas internacionais de auditoria, uma visão geral e as principais mudanças introduzidas nas normas de auditoria aplicáveis no Brasil, o impacto para as empresas de auditorias de pequeno e médio porte e os próximos passos, incluindo treinamento.
Fonte: CFC - (www.cfc.org.br)
De Léon Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog