Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Setor de confecções de olho no Sped

Notícias

Os impactos positivos da utilização do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) foram apresentados, ontem, em Fortaleza, com o intuito de preparar empresários e comerciantes do setor de confecções a enviar seus dados contábeis e fiscais para a Receita Federal.

O principal objetivo do Sped é evitar o acúmulo de papel gerado pelos lançamentos contábeis, antes organizados em livros Diário e Razão; bem como, eliminar declarações das movimentações fiscais.

Pelo software, as informações são repassadas diretamente para a Receita Federal. A simplificação da operação traz vantagens até para o meio ambiente, pois diminui o número de papel e, por conseqüência, o corte de árvores. Outros benefícios são a comodidade no acesso à Receita e facilidade no armazenamento, inclusive, com diminuição de custos. Além disso, através do sistema de padronização, é possível emitir notas fiscais eletrônicas.

Para a Receita Federal, as informações tributárias ficam atualizadas mais facilmente. Também é possível diminuir a burocracia nas operações, através do cruzamento de informações tributárias.

Alinhamento de processos

De acordo com Jorge Cysne, diretor da Fortes Informática - uma das organizadoras do evento -, é importante que o setor de confecções se prepare para as mudanças. "A questão principal é o nível de organização das empresas e o alinhamento dos processos internos para atender a legislação", defende.

Nesse aspecto, "a figura do contador é fundamental para o envio dos dados de forma correta", destaca Cysne. Também participou da organização do evento a empresa Gera Software

O encontro foi direcionado tanto para lojas e empresas na área. Foram mobilizados profissionais do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraná.

Fim do mês

O prazo para 15 mil empresas de todo o País se adequarem ao Sped Fiscal vai até o dia 30 de setembro. Para saber se a sua empresa está entre elas, basta consultar o site www.receita.fazenda.gov.br

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog