Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CFC, Banco Mundial, BID e IFAC abrem a 3ª Conferência CReCER


Notícias

Comunicação CFC

Restaurar a confiança dos investidores, a estabilidade financeira e o crescimento econômico dos países da América Latina e do Caribe. Essas são as principais propostas que serão discutidas, de 23 a 25 de setembro, na 3ª Conferência sobre Contabilidade e Responsabilidade para o Crescimento Econômico Regional (CReCER), aberta nesta quarta-feira (23), em São Paulo. Cerca de mil pessoas, de mais de 20 países, participam do evento, que é promovido pelo Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Federação Internacional de Contadores (Ifac) e Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A solenidade de abertura contou com a presença da presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim; da vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina e Caribe, Pamela Cox; do vice-presidente de Países do BID, Roberto Vellutini; e do presidente da Ifac, Robert Bunting.

Em discurso, Maria Clara afirmou que os termos "contabilidade" e "responsabilidade" são, em essência, indissociáveis. "O primeiro termo mede e registra a riqueza produzida, preocupando-se com a sua adequada destinação, enquanto o segundo está voltado à resposta dos atos praticados, referindo-se, vale ressaltar, à obrigação moral de reparar os males porventura causados a outros", disse.

Contextualizando o papel da contabilidade e da auditoria, a presidente do CFC destacou os principais focos da Conferência, direcionados à cooperação internacional entre supervisores e reguladores financeiros, buscando-se agregar esforços para a doação das normas internacionais de contabilidade (IFRS, na sigla em inglês); à colaboração entre formuladores de políticas públicas; e à retomada do crescimento econômico na América Latina.

Para a vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina e Caribe, Pamela Cox, não é sempre que questões técnicas, como as normas de contabilidade, estejam em destaque. "Mas atualmente elas estão", disse, relatando importantes eventos internacionais recentes que trataram do tema.

crecer

Em abril, a contabilidade esteve na pauta de uma reunião dos chefes de governo dos principais países do mundo, ocorrida em Londres. Na reunião de cúpula do G20, realizada recentemente, as normas contábeis foram amplamente discutidas. Além disso, o presidente americano, Barack Obama, direcionou a Wall Street a afirmação de que "a mais ambiciosa reforma do sistema de regulamentação financeira está em curso, para definir regras claras que promovam transparência e responsabilização". Pamela Cox abordou ainda aspectos relacionados à crise financeira e as consequências verificadas nos países da América Latina e Caribe.

"A recente crise financeira deve ser vista como uma oportunidade", afirmou o vice-presidente de Países do BID, Roberto Vellutini. Para ele, embora hoje os países tenham controles mais transparentes, ainda devem considerar que economia, eficácia e eficiência são fatores que precisam ser aplicados com maior empenho. "Sempre aprendemos com as crises passadas e incorporamos suas lições".

Segundo Vellutini, na América Latina e Caribe, a gestão financeira melhorou muito na última década. "O BID trabalha para que os países fortaleçam suas gestões financeiras", acrescentou, citando um projeto mantido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento com o Governo brasileiro e desenvolvido no âmbito do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Ao final de sua palestra, apresentou algumas questões para reflexão: "O que podemos aprender com a crise? O que podemos fazer para melhorar a transparência e a responsabilidade? Como podemos garantir mecanismos mais eficientes?". 

Palestra Robert Bunting

Robert Bunting, presidente da Federação Internacional de Contadores (FIC), conduziu a primeira palestra do CReCER, abordando temas como a crise econômica mundial, a necessidade de implantação dos padrões internacionais contábeis e a importância financeira das pequenas e médias empresas. Segundo Bunting, as PMES são decisivas para o desenvolvimento de uma nação, por isso, precisam de um auxílio especial dos contabilistas, os quais devem apoiá-las, tornando-se conselheiros e gestores financeiros. Bunting enfatizou ainda que este setor necessita, também, se adequar às regras internacionais contábeis. Ao finalizar a palestra, o presidente da FIC destacou: "O contabilista deve assumir o papel de líder para ajudar o mundo a sair da crise financeira por meio das pequenas e médias empresas, oferecendo um auxílio com ética e utilizando os padrões contábeis, tendo em mente o interesse do desenvolvimento público".

Fonte: CFC (WWW.cfc.org.br)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog