Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Presidente do CFC encerra o CReCER

Notícias

 

Comunicação CFC

A programação da 3ª Conferência Contabilidade e Responsabilidade para o Crescimento Econômico Regional (CReCER) foi encerrada hoje (25), às 12 horas, no hotel Grand Hyatt, em São Paulo. Realizado conjuntamente pelo Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Federação Internacional de Contadores (Ifac) e Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o evento reuniu, de 23 a 25 de setembro, cerca de mil participantes de mais de 20 países.

A presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, fez o pronunciamento final do evento e agradeceu aos participantes e aos organismos internacionais parceiros desta 3ª edição da Conferência. "A mensagem maior que podemos concluir, após esse brilhante evento, é que temos que continuar crescendo juntos", afirmou, referindo-se à cooperação, em nível nacional e internacional, entre os organismos promotores do evento, entidades profissionais e órgãos reguladores.

Segundo Maria Clara, a Contabilidade está cada vez mais forte e presente, consolidando-se como a linguagem internacional dos negócios, aspecto fortalecido amplamente pelo processo de convergência das normas rumo ao padrão IFRS. "Esse evento nos deu ainda mais consciência da nossa responsabilidade", ressaltou, emocionando-se ao dizer o grande orgulho que sente do Sistema Contábil Brasileiro.

Conquistando espaço maior nos âmbitos de decisão dos setores público e privado, principalmente após a eclosão da crise financeira em 2008, as entidades e os órgãos contábeis brasileiros, segundo Maria Clara, além de estarem trabalhando internamente para a convergência das suas normas, também passarão a contribuir e a apresentar propostas para o aprimoramento do padrão internacional. Ela citou como exemplo um grupo criado recentemente pelo CFC, sob a coordenação de Geraldo Toffanello, diretor contábil do Grupo Gerdau, que irá contribuir com o International Accounting Standards Board (Iasb) - órgão que emite o padrão International Financial Reporting Standards.

Maria Clara também falou sobre a satisfação de ouvir, na palestra feita pela presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Maria Helena Santana, que os profissionais da Contabilidade são fundamentais para o crescimento e o fortalecimento do mercado de capitais.

A presidente da CVM foi palestrante da última sessão plenária do CReCER, ocorrida às 11 horas de hoje (25). Com o tema "Enxergando além da crise", a sessão também contou com exposições do presidente da Ifac, Robert Bunting, e do auditor-geral do Departamento Superior de Auditoria do México, José Miguel Macías. A programação da 3ª Conferência CReCER foi sucedida, no período das 14 às 18 horas, pelo 6º Seminário Brasileiro Internacional sobre as IFRS, organizado em parceria com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Fonte: CFC (www.cfc.org.br)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog