Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Brasil vence Desafio Sebrae Internacional

Notícias

Com a conquista pela equipe capixaba Peridilare, também ganhadora da etapa nacional, país leva o título pela terceira vez consecutiva

Regina Xeyla, enviada da ASN

Sandra Moraes

Equipe Peridilare festeja vitória no Desafio Sebrae Internacional

Rio de Janeiro –
O Brasil é pela terceira vez consecutiva – a quarta na história da competição – vencedor do Desafio Sebrae Internacional. A equipe Peridilare, formada por estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, da Universidade Federal do Espírito Santo, levou o primeiro lugar. Os segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com as equipes Costelos, do Equador, e a Santa Maria, do Chilee. O resultado foi divulgado na noite de quarta-feira (24), no Museu Histórico Nacional, no centro do Rio de Janeiro.

O business game na versão internacional reuniu este ano oito equipes do Brasil, Uruguai, Peru, Equador, Colômbia, Chile, Paraguai e Argentina. Na segunda-feira (22) e terça-feira (23), os estudantes tiveram a missão de administrar uma empresa de brinquedos artesanais. Foram feitas 12 rodadas de decisões, com pontuações acumulativas, sendo as últimas com maior peso. No final, os brasileiros acumularam 95,86 pontos, os equatorianos, 85,06 pontos, e os chilenos, 82,1.

“Nossa caminhada não foi fácil. Passamos dias e madrugadas trabalhando no jogo. Hoje veio a recompensa de todo o esforço. A estratégia utilizada por nós foi a mesma aplicada na edição nacional do Desafio. Mantivemos nossos pés no chão e tentamos prever o que os nossos concorrentes poderiam fazer”, disse Breno Stutz Xavier, integrante da equipe brasileira. Segundo ele, umas das grandes dificuldades foi a questão do idioma, fator que, ao mesmo tempo, proporcionou momentos prazerosos de intercâmbio. “Muchas gracias, hermanos! (muito obrigado, irmãos!)”, assim Breno finalizou sua fala.

O estudante da equipe do Equador, Juan Carlos Lopez, avalia o jogo e dá dicas para quem quer experimentá-lo. “Os participantes precisam ter informações de mercado, estar por dentro de questões financeiras da empresa e conhecer bem seus concorrentes. Valeu muito a experiência”, comemorou.

Na avaliação de Diego Varela Montenegro, da equipe do Chile, o jogo foi difícil. “Concorremos com estudantes de alto nível de conhecimento. O Desafio Sebrae vem crescendo, a cada ano, não só em termos quantitativos como também na qualidade dos concorrentes”, ressaltou.

O Sebrae e parceiros promovem o jogo fora do país desde 2002. Em 2009, mais de 130 mil estudantes universitários se inscreveram para o Desafio Sebrae no Brasil. No exterior, houve a presença de 18 mil pessoas. Com isso, quase 150 mil jovens sul-americanos ingressaram na competição este ano. No Paraguai, inscreveram-se 1.373 e na Argentina, 3.786. Em 2010, o Sebrae estabeleceu como meta junto a seus parceiros nos demais países a inscrição de 29 mil pessoas no Desafio Internacional.

O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, ressaltou que o Desafio Sebrae é uma chance de construir redes globais. “É a oportunidade de integração entre jovens de diferentes países. São os jovens, com suas ansiedades, inquietudes e energia, aliados ao empreendedorismo, que poderão desenvolver a América do Sul”.

Segundo o presidente do Sebrae, as micro e pequenas empresas geram a maior parte dos empregos no país. Okamotto assinalou que esses segmentos dão oportunidades para o primeiro emprego dos jovens, para as mulheres e aos idosos. “O papel do Sebrae é tornar essas empresas cada vez mais competitivas”. Para isso, conforme o presidente, a instituição conta com mais de 2,7 mil parcerias e recursos de R$ 2 bilhões.

O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, exemplificou o potencial dos jovens, afirmando que 25% das novas empresas abertas no Brasil são tocadas por pessoas entre 18 e 24 anos. “O dado demonstra que a energia da juventude está sendo canalizada ao empreendedorismo”, e complementou: “O futuro está sendo construído hoje. São esses jovens que vão estar à frente das empresas e negócios do país. Por isso, daqui alguns anos, a América Latina será mais desenvolvida e integrada”.

Edição 2010 - De acordo com Paulo Okamotto o Desafio Sebrae Internacional edição 2010 contará com a entrada do Panamá. “A expectativa é receber 29 mil inscrições, frente as 18 mil de 2009, um aumento de 62%”, disse na quarta-feira (24) durante coletiva de imprensa. Na edição nacional de 2010 a expectativa é que 135 mil universitários participem do jogo, cujas inscrições estão abertas desde o dia 10 de março e se encerram em 15 de abril.

O tema do Desafio Sebrae em 2010 é administrar uma fábrica de instrumentos musicais. As inscrições devem ser feitas no site www.desafio.sebrae.com.br. “O Desafio Sebrae 2010 está mais moderno funcional, interativo e em 3D”, contou Okamotto. Das cinco fases, as três primeiras são jogadas na internet. A semifinal e final serão presenciais e acontecerão no final do ano em Recife (PE).

Serviço:

Agência Sebrae de Notícias – (61) 2107- 9104/9106/9110
www.agenciasebrae.com.br

Site do Desafio Sebrae: www.desafio.sebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog