Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

segunda-feira, 15 de março de 2010

V ENCCCC: Painéis apontam os desafios da Contabilidade no Brasil

Notícias

 

Comunicação CFC

A tarde do primeiro dia (11/3) do Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis (ENCCCC) foi marcada pela presença de profissionais de peso da área da educação, que abordaram em dois painéis temas relativos aos novos desafios da educação superior no País. A programação trouxe inicialmente o  painel "Os grandes desafios de um curso de excelência", que foi dividido em dois momentos e ministrado pelo  diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC), Paulo Wollinger, e pelo residente da BDO Trevisan Auditores e Diretor da Trevisan Escola de Negócios,  Antoninho Marmo Trevisan.

v_encccc_1
Presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro e Paulo Wollinger (MEC)

Wollinger falou sobre a forma como é feita a avaliação e a regulação do MEC, por meio de relatórios que comparam os cursos entre si. Segundo o diretor, os critérios estão relacionados ao compromisso social das Instituições de Ensino Superior (IES), sejam elas privadas ou públicas; ao projeto pedagógico que elas oferecem; e à aprendizagem do aluno, que é testada pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ele também ressaltou a importância do Sistema CFC/CRCs nos trabalhos de avaliação, pois o "Conselho tem a possibilidade de buscar no MEC informações privilegiadas que auxiliem na regularização do curso de Ciências Contábeis."

Trevisan, por sua vez, focou na questão da responsabilidade que os coordenadores de curso possuem de conseguir fazer com que os jovens enxerguem na profissão contábil a emoção, o charme e a importância que ela representa no dia-a-dia de qualquer pessoa e organização. Para isso, Trevisan defende que a Contabilidade deve ser compreendida por todos e não somente pelos profissionais da área. "O contabilista não trabalha para si", completou.

v_encccc_2
Marisa Schwabe (CRCSC) e Antoninho Marmo Trevisan

Após um breve intervalo, o painel "Oportunidades de Mestrado e Doutorado em Contabilidade" foi apresentado pela diretora do Mestrado e Doutorado em Contabilidade da Universidade do Minho (UM) e da Universidade de Aveiro - Portugal, Lúcia Lima Rodrigues, e pelo diretor-presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), Fábio Frezatti.

v_encccc_3
A palestrante Lúcia Rodrigues e a vice-presidente de Controle Interno do CFC, Lucilene Florêncio Viana

Lúcia Rodrigues dividiu com os presentes a experiência adquirida nas universidades portuguesas nas quais desempenha o papel de diretora dos cursos de Mestrado e de Doutorado. Ao ressaltar a importância de um ensino baseado no desenvolvimento de competências, a educadora explicou as diferenças no processo acadêmico do profissional contabilista no Brasil e em Portugal, além da importância de se adquirirem parceiros, como, por exemplo, a parceria entre a Universidade do Minho e as universidades federais brasileiras e algumas estaduais.

Para finalizar, Fábio Frezatti focou sua palestra na necessidade de incentivar os alunos a seguir carreira acadêmica como projeto de vida. Também defendeu que "docentes preparados e capazes de realizar uma reciclagem do saber podem auxiliar os alunos e buscar um curso de Ciências Contábeis moderno e de excelência."

v_encccc_4
Presidente do CFC, Juarez Domingues e Fábio Frezatti (Anpcont)

Fonte CFC (www.cfc.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog