Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Vencedores do Desafio Sebrae Internacional serão conhecidos nesta quarta (24)

Notícias

Encerrou nesta terça-feira (23) a 6ª edição da versão internacional do business game; a equipe vencedora será conhecida nesta quarta-feira (24), às 19h, no Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio

Regina Xeyla, enviada especial da ASN

Sandra Moraes

Equipes que participam da final do jogo Desafio Sebrae Internacional

Rio de Janeiro
- Tomar a decisão certa no momento certo. Esse é o grande desafio de um bom empreendedor. Desafio este enfrentado por equipes de oitos países, desde segunda-feira (22) até hoje às 16 horas, quando terminou a 6ª edição do Desafio Sebrae Internacional, realizada no Rio de Janeiro.

Por dois dias, estudantes do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai administraram uma empresa do setor de brinquedos artesanais. A equipe vencedora será conhecida nesta quarta-feira (24), às 19h, no Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio.

Investir em marketing, compra de material, reduzir o preço dos produtos no mercado? Esses questionamentos deixaram a equipe Upc807, da Colômbia, atordoada, conta Diego Fernando Zamalloa.

“Tivemos muitas dúvidas na hora de tomar as decisões, como por exemplo, investir na área de recursos humanos ou investir em marketing. Realmente o Desafio Sebrae nos passou várias noções de como se deve administrar uma empresa. O Desafio Sebrae representa para nós mais do que um jogo. O importante é que o que aprendemos aqui são ensinamentos que vão ficar para toda nossa vida”, contou o estudante.

Para a equipe que representa o Brasil, a Peridilare, do Espírito Santo, participar da edição internacional do Desafio Sebrae foi uma experiência completamente diferente da versão nacional. “O aspecto do idioma, já que todas as outras equipes falam espanhol, foi um fator positivo pela questão do intercâmbio cultural que foi possível fazermos, mas ao mesmo tempo foi difícil, porque nenhum integrante da nossa equipe fala espanhol", conta Breno Stutz Xavier.

Segundo o brasileiro, ao longo do jogo a equipe teve momentos de dúvidas para tomar determinada decisão: "Não podíamos prever como o mercado responderia as nossas ações". Mas Breno garantiu que "trabalhamos para gastar o menos possível e ganhar o máximo possível”.

Diego Varela Montenegro, da equipe Santa Maria, do Chile, conta que “a princípio foi muito difícil definir a medida que deveríamos tomar; logo no primeiro dia cometemos um erro que nos custou muito dinheiro e comprometeu o resto do jogo”, lamenta o universitário chileno. Na opinião do jovem, o Brasil será a equipe vencedora. “O Brasil será o grande vencedor desta edição”, aposta.

O primeiro dia de jogo também foi encarado como o mais difícil para a equipe Kanban, da Argentina. “O início foi complicado. Mas o importante é que o jogo nos proporcionou um grande aprendizado, tanto de experiência para administrar uma empresa quanto de conhecimento para nosso dia a dia. Pudemos aliar a teoria da faculdade com a prática do jogo. Tomar decisões em conjunto foi o mais difícil. Estamos confiantes de ganhar o jogo. Esperamos pelo melhor. É uma questão de atitude positiva”, disse um dos integrantes da equipe, Agustín Cortes.

Para César Tarquino Martinez, da Costelos, do Equador, a experiência levou a equipe a experimentar uma situação muito próxima da realidade de uma empresa frente ao mercado. “Durante o jogo foram sendo criadas diferentes situações, tornando o jogo, a cada momento, mais difícil e competitivo. Nunca sabíamos como o mercado iria se comportar diante de uma decisão nossa. Falhamos na questão da produção, mas foi um erro que não nos tira a experança de ganhar”, afirmou.

Desafio Sebrae 2010

O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, concede entrevista coletiva nesta quarta-feira (25), às 16 horas, no Hotel Golden Tulip Regent (Avenida Atlântica, 3.716, Copacabana) no Rio de Janeiro, sobre as estratégias e novidades para a 11ª edição do Desafio Sebrae, um business game voltado exclusivamente para universitários em duas versões: nacional e internacional.

Os universitários que quiserem participar da competição em 2010 já podem se inscrever pelo site www.desafio.sebrae.com.br. Nessa próxima edição, o tema será uma fábrfica de instrumentos musicais. As inscrições seguem até 15 de abril.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 2107- 9104/9106/9110
www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog