Palavras do Mestre dos Mestres

Palavras de despedida do Professor Antonio Lopes de Sá no X Prolatino, realizado em novembro de 2009.

“Eu não sei quanto tempo de vida me resta. Quem me criou também determinará, naturalmente, a hora em que serei convocado para outras missões. Posso ver, nesse poente da vida, muitas coisas. Eu dediquei feriados, dias santos, horas que roubei da família para dedicar a vocês. A minha última palavra é: “Enquanto um sopro de vida me restar, ele será de vocês”. Não sou candidato a nada. Não é discurso político, mas quero estar no coração de vocês”.

terça-feira, 23 de março de 2010

Começa edição internacional do Desafio Sebrae no Rio

Notícias

Espírito de companherismo entre os universitários participantes do jogo tem tornado a edição internacional em uma ferramenta de intercâmbio e integração entre países da América do Sul

Regina Xeyla, enviada especial da ASN

Divulgação

Equipes de oito países disputam o Desafio na capital fluminense

Rio de Janeiro
- Línguas e culturas diferentes. Esses são aspectos que poderiam dificultar a convivência entre jovens. Mas não para os universitários competidores do Desafio Sebrae Internacional. Os estudantes, divididos em oito equipes e representando Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai iniciaram o jogo na manhã desta segunda-feira (22) no Rio de Janeiro.

O espírito de competição fica apenas para a hora da tomada de decisões. Durante os intervalos, os jovens se descontraem, aprendendo involuntariamente uns com os outros a pronunciar palavras em outros idiomas.

Para o presidente da Incubadora de Empresas Coppe/RJ, Maurício Guedes, responsável por desenvolver o jogo, o Desafio Internacional é sempre um momento de grande entusiasmo. “É o momento em que as equipes de diferentes países se conhecem pessoalmente. A edição internacional do jogo tem um tom especial, já que cria a possibilidade para que jovens da América do Sul conheçam novas experiências. Nossa intenção é que o Desafio Internacional se torne uma ferramenta de integração entre esses países”, afirma.

Na prova, o Brasil é representado pela equipe Peridilare, do Espírito Santo, vencedora do Desafio nacional em 2009. O grupo é formado por estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Segundo o integrante Andrey Angeli, a equipe está animada com o novo desafio. “É bom dividir essa experiência com jovens de outros países. Vamos aplicar aqui a experiência e algumas estratégias utilizadas na etapa nacional”, conta, entusiasmado.

O universitário Ignácio Escudero, da equipe Kanban, da Argentina, destaca o espírito de companheirismo presente entre os competidores. “Estamos muito felizes de estar aqui no Brasil competindo com outros jovens”. Ele conta que essa é a primeira vez que vem ao Rio de Janeiro. Até então, o sorridente jovem e os demais integrantes de sua equipe só haviam conhecido no Brasil a cidade de Florianópolis (SC). “Estou impressionado com a beleza e o desenvolvimento do Rio de Janeiro”.

A animação entre os competidores é contagiante. O universitário Andrés Felipe Patiño, da equipe Upc807, da Colômbia, também é só alegria. “Nos intervalos, aproveitamos para conversar sobre aspectos incomuns das nossas culturas. Identificamos que quase todos os competidores têm gostos parecidos”. Andrés conta que está encantado com o Rio de Janeiro. “É maravilhosa essa mistura da natureza com o urbano”. Em meio a tanta alegria, o jovem pondera e ressalta que, a competição será difícil. Ele julga como forte a equipe brasileira.

O anúncio do vencedor será feito na quarta-feira (24), no Museu Histórico Nacional, na Praça XV, no centro da cidade, às 19h. O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, o diretor técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos, embaixadores dos países participantes e autoridades cariocas e fluminenses participarão da cerimônia.

O Desafio Sebrae começou a ser jogado fora do Brasil em 2002. Desde então, mais de 65 mil estudantes de sete países já participaram da competição. As equipes vencedoras do Desafio nos seus respectivos países disputam a prova internacional no Rio. O Panamá, que contou com um piloto do business game em 2009, terá oficialmente o Desafio em 2010 e vai para a final internacional em 2011.

Com a tarefa de administrar virtualmente uma fábrica de brinquedos, as equipes competidoras do Desafio Sebrae Internacional ficam em um espaço isolado, concentradas em cada rodada do jogo, tentando acumular o máximo de pontos até o encerramento.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 2107-9110 e 2107-9104
www.agenciasebrae.com.br
Site do Desafio Sebrae - www.desafio.sebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog